PAULUS lança obra sobre a política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI | Paulus Editora

Releases

07/10/2013

PAULUS lança obra sobre a política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI.
Autor: Nikolas Rose
Coleção: Biopolíticas
Acabamento: Costurado
Formato: 15,5 cm x 23 cm
Páginas: 400
Áreas de interesse: Filosofia e ciências humanas

Durante séculos, a medicina buscou tratar anormalidades. Hoje, porém, a própria normalidade está aberta a modificações médicas. Munida de nova compreensão molecular de corpos e mentes, e de novas técnicas para manipulação de processos básicos da vida no nível de moléculas, células e genes, a medicina busca lidar com processos humanos vitais.

Lançamento da PAULUS, a obra A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI oferece uma análise indispensável dos desenvolvimentos recentes nas ciências da vida e na biomedicina, que têm levado à difusa politização da medicina da vida humana e biotecnológica.

O autor explica que o desenvolvimento do livro ocorreu a partir da pesquisa de trabalhos de outros estudiosos do assunto. “A obra só se tornou possível devido à riqueza e à produtividade da comunidade de estudiosos que pensam, como eu, que algo mais significativo – politicamente – está assumindo forma no decurso dos recentes desenvolvimentos das ciências políticas da vida”, conta.

Dividido em oito capítulos, a obra analisa a biopolítica molecular contemporânea, evitando o exagero da ciência popular e do pessimismo da maioria das ciências sociais.

Nikolas Rose é professor de Sociologia do departamento J. White Martin da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, bem como diretor do Centro BIOS para Estudo de Biociência, Biomedicina, Biotecnologia e Sociedade. Seus livros incluem The Psychological Complex, Governing the Soul, Inventing Our Selves e Powers of Freedom: Reframing Political Thought. Em parceria com Peter Miller, Nikolas Rose é autor ainda de Governing the Present (tradução brasileira: Governando o Presente: gerenciamento da vida econômica, social e pessoal. São Paulo: PAULUS, 2012).