PAULUS lança Ioiô | Paulus Editora

Releases

29/10/2015

PAULUS lança Ioiô

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Ioiô
Autora: Belise Mofeoli
Ilustrador: Raoni Xavier
Acabamento: Brochura
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 96
Área de interesse:Infantojuvenil

Obra infantojuvenil narra cotidiano de garotos órfãos e histórias de pais que adotam, mas depois devolvem as crianças

A PAULUS acaba de lançar Ioiô, obra escrita por Belise Mofeoli e ilustrada por Raoni Xavier. A autora lembra que quando pequena se deparou com uma notícia de crianças que haviam sido adotadas e, depois, devolvidas, o que a deixou profundamente triste. Ela conta que ficou aliviada somente depois de escrever esta obra.

O tema ganha cada vez mais importância, uma vez que o Cadastro Nacional de Adoção, do Conselho Nacional de Justiça, registra 130 casos de crianças que foram adotadas, mas retornaram aos abrigos, desde 2008, uma média de duas crianças devolvidas a cada 45 dias.

O livro se desenvolve pela narrativa de uma das crianças do orfanato, ou melhor, do abrigo, como o diretor da instituição prefere chamar. A história caminha entre as lembranças de parentes, amigos e das coisas que ocorrem no lugar. Entre elas, está a angústia das crianças que esperam por novos pais, ou mesmo a dos adotados, que foram morar com outras famílias, mas que em seguida foram devolvidas.

“Os pais vêm, escolhem, gostam…Depois, se não gostam mais, devolvem. Tipo mercadoria. Só que gente não é brinquedo. Não dá pra ficar fazendo ioiô delas, Ioiô é de plástico e não tem coração. Órfãos têm. Geralmente, partidos”.

Belise Mofeoli é formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP, atuando mais como roteirista do que como redatora publicitária. Possui trabalhos para diversos formatos: educativos, animações, games, teatro, tirinhas, letras de música, literatura e transmídia (modo narrativo multiplataforma com várias linguagens e interação). Define a sua literatura como gentil e social, optando por temas atemporais, baseados em Antropologia, Pedagogia, Sociologia e especialmente Psicologia Analítica.

Raoni Xavier é paraibano e mora em João Pessoa. Formado em Educação Artística pela UFPB, trabalha como diagramador na educação à distância do IFPB. Cresceu assistindo a Chaves, a Pica-pau, Jaspion e aos programas da TV cultura. Já flertou com diversas áreas do desenho, mas é na ilustração infantil que está encontrando a sua realização.