Em busca de Jesus de Nazaré – Uma análise Literária | Paulus Editora

Releases

13/09/2016

Em busca de Jesus de Nazaré – Uma análise Literária

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Em busca de Jesus de Nazaré – Uma análise Literária
Autor: Eduardo Hoornaert
Coleção: Teologia Sistemática
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 216
Área de interesse: Teologia, literatura cristã

Autor estimula a imaginar uma “refundação” do movimento de Jesus e das igrejas primitivas no novo contexto do mundo pluralista atual

A PAULUS acaba de lançar Em busca de Jesus de Nazaré – Uma análise Literária, título escrito por Eduardo Hoornaert. Em sua introdução o livro ressalta o ato de contar histórias como um dos métodos pedagógicos mais antigos e duradouros.

O livro apresenta uma contribuição própria e original. Nele o autor mostra como as primeiras comunidades de discípulo (as) de Jesus passaram das falas (narração oral) às letras e como essas expressões eram diversificadas. Havia diversos grupos e cada um tinha o seu estilo e a sua interpretação.

O autor procura levantar questões e provocar aprofundamentos, deixando pontos em aberto. O ângulo por meio do qual nos faz ler Paulo, Hebreus e Marcos traz vitalidade ao texto para os nossos dias e proporciona um entendimento histórico do cristianismo das primeiras décadas.

A leitura da obra nos interroga sobre como Jesus, o Ungido, poderia se apresentar para nós hoje. Não “o Cristo, ontem, hoje e sempre”, da carta aos Hebreus, mas aquele que se faz um de nós, enraizado na terra e que tem por casa o cosmos. Não como uma tentativa inútil de refazer o passado, mas de colher na liberdade dos primeiros tempos intuições abertas a serem atualizadas para hoje.

Eduardo Hoornaert nasceu na Bélgica em 1930. É casado com Maria Tereza Dias e vive desde 1958 no Brasil. Formado em Línguas Clássicas e História Antiga pela universidade de Lovaina (Bélgica). Ensinou durante 30 anos História do Cristianismo em institutos teológicos católicos de João Pessoa, Recife, e Fortaleza. Também foi professor na Universidade Federal da Bahia e cofundador (1973) da Centro de Estudos da História da Igreja Latino-Americana (CEHILA), escrevendo cerca de 30 livros sobre a História do Cristianismo no Brasil e na América Latina, na perspectiva das populações indígenas e africanas. Desde 1984 se empenha em estudar as origens do cristianismo, além de publicar vários livros sobre o tema.