Releases

30/10/2014

PAULUS apresenta A beleza como experiência de Deus

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: A Beleza como experiência de Deus
Catálogo: Pastoral, catequese e liturgia.
Autor: Otávio Ferreira Antunes
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 168

Livro aborda a Iconografia como sacramento da comunicação divina.

Com o intuito de mostrar a arte como comunicação expressiva das experiências mais profundas do ser, o autor Otávio Ferreira Antunes, propõe um resgate nas interpretações do mundo da arte sacra. O estudo encontrado no livro A beleza como experiência de Deus da PAULUS Editora tem por finalidade abordar a experiência cristã da beleza através da iconografia, resgatando a estética genuína do cristianismo. Já dizia o Filósofo Aristóteles, que não podemos viver sem felicidade. Da mesma forma, que não podemos viver sem beleza, sucessivamente a beleza das criaturas fazem, por comparação, contemplar o autor delas.

Dividida em três capítulos, a obra de Antunes recolhe várias bibliografias sobre o assunto. O trabalho surge a partir de uma experiência pessoal da pintura sacra, cuja inspiração está voltada para a arte cristã dos primeiros séculos.  Na hierarquia do trabalho de pesquisa, o leitor encontrará explicações sobre a força do simbolismo na arte em geral, onde todas as linhas de pensamentos estão apoiadas no campo da filosofia, na psicologia Junguiana e até mesmo na biologia.

Já no segundo momento, o autor faz uma reflexão sobre a arte sacra, depois do Concílio vaticano II, e a redescoberta da arte bizantina. Por último, Antunes aborda a experiência cristã da beleza hoje, tratando diretamente da arte sacra e suas principais funções na contemporaneidade. Segundo Ferreira, o ícone é a expressão mais genuína desse contato direito com o criador. E é a partir do ícone que a arte sacra encontra sua identidade como arte litúrgica, evangelizadora e, comunicadora profunda dos mistérios divinos. Por sua vez o artista sacro, rompe com o egocentrismo e se torna instrumento primordial do diálogo com Deus e os homens.

Otávio Ferreira Antunes é sacerdote diocesano de Joinville (SC) há quatro anos. Pós-graduado em Arte Sacra e Espaço Celebrativo pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção, de São Paulo. Antunes é autor de vários painéis em igrejas nos estados de Santa Catarina e Paraná. Sempre inspirado na Iconografia Bizantina, valoriza os elementos regionais e locais em seus ícones. Atualmente, é estudante de Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Superior Tupy (IST) e pároco da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Joinville (SC).