Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão | Paulus Editora

Releases

04/06/2012

Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão

Por adm

Título: Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão
Autor: José Carlos Pereira
Coleção: Organização Paroquial
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 104
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Obra reúne orientações para a pastoral da visitação e auxilia as comunidades eclesiais nessa caminhada

A reestruturação das paróquias é um dos grandes apelos da Igreja nos dias de hoje. Para isso acontecer, o primeiro passo é não esperar as pessoas caminharem até ela, mas, sim, incentivar a evangelização a ir ao encontro delas, principalmente as afastadas e as que nunca tiveram acesso às comunidades.
Segundo José Carlos Pereira, padre passionista, o meio mais eficaz de se proceder é realizar a evangelização permanente por meio de visitas missionárias constantes. Comprometido em ajudar, ele escreveu Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão, lançamento da PAULUS.

“Com este subsídio, além de a paróquia estar em permanente estado de missão, ela será também casa de iniciação cristã, porque seus agentes de pastoral vão testemunhar o que eles vivem na comunidade, indo ao encontro das ovelhas dispersas e desgarradas, mostrando-lhes que a missão começa em casa, nas famílias, e se estende para a comunidade; que aquilo que se aprende na comunidade cristã deve ser vivido em casa, com a família, e o que se aprende na família deve ser vivido na comunidade eclesial”, explica padre José Carlos.

A obra responde a esse desafio apresentando estratégias concretas para as comunidades eclesiais, como a preparação de agentes para atuar na pastoral da visitação e um roteiro completo sobre ela.  Dessa forma, o sacerdote fala, primeiramente, dos objetivos específicos, situando o leitor na temática proposta.

Em seguida, ele aborda as demandas da paróquia, o campo de ação da pastoral da visitação, a preparação espiritual e pastoral dos agentes e os procedimentos necessários para a realização das visitas missionárias, além de fornecer dicas valiosas para aplicar no momento em que ocorrerem (a roupa adequada, os horários a serem evitados, o tom e os tipos de palavras apropriados etc.).

“Quando o Anjo visita Maria e ela o acolhe, acontece um diálogo que culmina no sim de Maria. Quando visitamos as famílias e pessoas afastadas, possibilitamos um diálogo que pode resultar no sim daquelas pessoas que até então tinham dúvidas em relação à Igreja e a sua religião. Desse diálogo poderão surgir pessoas que se comprometerão com o Reino de Deus, renovando o sim dito através do batismo”, conclui o autor.

Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão tem linguagem e estrutura simples, facilitando o seu uso no dia a dia dos agentes. Reúne diversos modelos de oração para serem reproduzidos e entregues nas visitas, como oração da família, oração para bênção da casa, oração para bênção do local de trabalho, bênção da saúde, entre outras.

O título pertence à coleção Organização Paroquial, a qual possui mais três títulos: Guia de gerenciamento e administração paroquial, também do padre José Carlos, Dízimo e captação de recursos – Desafios às comunidades do século 21 e As sete chaves do dízimo – Segredo a ser descoberto, ambos do padre Jerônimo Gasques.

José Carlos Pereira é padre Passionista, licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia, mestre em Ciências da Religião e doutor em Sociologia. É pároco, professor e tradutor. Tem contribuído em congressos e conferências no Brasil e no exterior, além de prestar assessoria ao CCM/CNBB, paróquias e outras instituições religiosas. Já tem mais de trinta e cinco obras publicadas por diversas editoras do Brasil e do exterior, dentre elas: Guia de gerenciamento e administração paroquial (2ª ed.); Curso de preparação para o Batismo – Formação para pais e padrinhos (3ª ed.) e Tríduo do(a) padroeiro(a) (2ª ed.), publicadas pela PAULUS.