Releases

28/09/2020

Palavra viva e eficaz – roteiros homiléticos – Ano A

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica:
Título: Palavra viva e eficaz
Autora: Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, nj
Acabamento: Brochura
Formato: 15,8 x 23
Número de páginas: 292
Área de interesse: Liturgia, Homilia

Obra pretende ser um roteiro nas mãos dos pregadores para a preparação da homilia.

“O ano Litúrgico A é o período em que a liturgia da Igreja nos oferece a oportunidade de adentrarmos o ministério da fé por meio da narrativa do Evangelho segundo São Mateus, que foi escrito em um contexto de conflito”. Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp

Livro escrito por Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, NJ, poderá ser um apoio para quem deseja ter uma participação mais eficaz nas celebrações, sobretudo para aquele que prega a Palavra na liturgia; ao encarregado de iniciar a assembleia no ministério que se celebra, aos agentes de pastoral e todo o Povo de Deus nas comunidades, em seus estudos, meditação, anúncio e vivência da Boa Notícia.

Cada texto bíblico vem acompanhado de um comentário: acerca do Evangelho; primeira e segunda leitura. Na sequência algumas pistas para reflexão. A exemplo do 1º Domingo do Advento: “A homilia deve dar um enfoque especial ao testemunho de vida como elemento essencial da identidade cristã e esclarecer sobre grupos que se apegam a aspectos superficiais, distraindo as consciências da verdadeira vocação do cristão”.

Após a apresentação, feita por Padre Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp, o livro traz as abreviaturas dos livros da Bíblia. Na sequência, os roteiros sobre Tempo do advento; Tempo do Natal; Tempo da Quaresma; Tríduo pascal e tempo da páscoa; Tempo Comum e Solenidades e festas.

Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, NJ, graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje – BH), onde também cursou mestrado e doutorado em Teologia Bíblica e lecionou por alguns anos. Atualmente, leciona na Faculdade Católica de Fortaleza, na Universidade Católica de Recife e na faculdade Diocesana de Mossoró.