Os jovens, a fé e o discernimento vocacional | Paulus Editora

Releases

27/02/2019

Os jovens, a fé e o discernimento vocacional

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional
Autor: XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos bispos
Acabamento: Brochura
Coleção: Magistério
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Número de páginas: 112
Área de interesse: Documento da Igreja

Derramarei o meu Espírito sobre todos, e vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões e os vossos anciãos terão sonhos” (At 2,17; cf. G l3,1).

Os jovens, a fé e o discernimento vocacional foi o tema abordado na XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos bispos, realizada de 3 a 28 de outubro de 2018, em Roma. O documento relata a presença dos jovens como uma novidade: por meio deles, a voz de toda uma geração ressoou no Sínodo.

O documento é dividido em três partes: a primeira é intitulada, “Pôs-se a caminhar com eles” (Lc 24,15) e procura esclarecer o que os Padres Sinodais reconheceram do contexto em que os jovens estão inseridos, destacando suas forças e desafios. A segunda parte, “Os olhos deles se abriram” (Lc 24,31), é interpretativa e fornece algumas interpretações fundamentais do tema do Sínodo. A terceira parte, intitulada “Naquela mesma hora, voltaram” (Lc 24,33), reúne as decisões para uma conversão espiritual, pastoral e missionária.

Episcopados, religiosos, leigos, especialistas, educadores e claro, os jovens colaboraram no processo de preparação da Assembleia. Os jovens foram envolvidos desde o início do processo sinodal: o questionário on-line, as numerosas contribuições pessoais e, de modo especial, a reunião pré-sinodal. Todas as contribuições foram resumidas no Instrumentum Laboris, que se constituiu como a sólida base de discussão durante as semanas da assembleia.

Os jovens, a fé e o discernimento vocacional – Documento final é resultado deste Sínodo em específico. Uma vez que o caminho sinodal ainda não está finalizado e prevê uma fase de aplicação, este será um roteiro para orientar os próximos passos que a Igreja é chamada a dar.