Os Atos dos Apóstolos – Papa Francisco | Paulus Editora

Releases

24/10/2020

Os Atos dos Apóstolos – Papa Francisco

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Os Atos dos Apóstolos
Autor (a): Papa Francisco
Coleção: Catequeses do Papa Francisco
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (alt) x 21 (larg)
Páginas: 80
Área de interesse: Pastoral e Catequese

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Os Atos dos Apóstolos”, traz ao leitor as catequeses do Papa Francisco sobre o livro dos Atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas Evangelista, que segundo o Santo Padre, aborda uma viagem especial: a viagem do Evangelho pelo mundo, que revela a ligação entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo, inaugurando por sua vez, o tempo de evangelização. Para o pontífice, os protagonistas dos Atos dos Apóstolos são precisamente um “casal” vivaz e eficaz: a Palavra e o Espírito.

 A presente obra é fruto das audiências gerais do papa Francisco, nesta ocasião, realizada em 29 de maio de 2019, no Vaticano.  O livro também é parte da coleção de “Catequeses do papa Francisco”, lançada pela PAULUS que, de modo simples e objetivo reflete sobre os mais variados temas bíblicos ensinados pelo papa. Os temas escolhidos, de modo especial, trabalham em função da valorização humana, da orientação do povo de Deus e da Igreja.

Durante a audiência sobre o livro dos Atos dos Apóstolos, papa Francisco recorda que a Palavra de Deus corre, é dinâmica, irriga todo o terreno sobre o qual cai. E, conforme os ensinamentos de São Lucas, a Palavra se torna eficaz não graças à retórica, que é a arte de falar bem, mas graças ao Espírito Santo, que é o dýnamis de Deus, a dinâmica de Deus, que tem o poder de purificar a palavra, de torná-la portadora de vida. Assim, tal reflexão do evangelista, está presente em todo o livro dos Atos dos Apóstolos que traz a narração da superabundância da vida do Ressuscitado infundida na sua Igreja.

 Nesta perspectiva, a primeira reflexão fala sobre a escolha de Judas e a inclusão de um novo membro entre os onze apóstolos para dar continuidade à missão evangelizadora. Nas audiências seguintes, o livro traz reflexões sobre os temas: “Apareceram línguas como de fogo”, “Perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão, na partilha do pão e nas orações”, “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, caminhe”, “Tudo entre eles era posto em comum”, “Para que quando Pedro Passasse”, “Não aconteça que vocês se encontrem lutando contra Deus”, “Estevão, repleto do Espírito Santo”, “Felipe lhe anunciou a Boa-nova de Jesus”, “Paulo recebia todos os que iam até ele, proclamando-lhes o Reino de Deus”, entre outros temas e meditações.

Em “Os Atos dos apóstolos”, ao final de cada catequese, o autor oferece uma breve reflexão sobre os temas mencionados e orientações para a vivência do cristão frente aos desafios atuais. E, ao percorrer o caminho de todas as catequeses do livro dos Atos dos Apóstolos, papa Francisco deseja que o Espírito Santo reavive em todos os cristãos o chamado de serem evangelizadores corajosos e jubilosos. Também, assim como Paulo, capazes de impregnar todas as casas com o Evangelho, a fim de que, se tornem cenáculos de fraternidade, onde se possa acolher o Cristo vivo.