Os anjos, os santos e as almas do purgatório | Paulus Editora

Releases

31/10/2023

Os anjos, os santos e as almas do purgatório

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Os anjos, os santos e as almas do purgatório
Autora: Loo Burnett
Acabamento: Brochura
Páginas: 224
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13, 50
Área de interesse: Devocional/ Espiritualidade

Um livro de estudo sobre o purgatório, a presença dos anjos e as experiências e ensinamentos dos santos e santas de Deus

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Os anjos, os santos e as almas do purgatório”, escrito por Loo Burnett, apresenta ao público um estudo reflexivo e oracional sobre o lado temível, mas também misericordioso do purgatório, firmando um compromisso com as almas que lá estão. Trata-se de um estudo sobre o purgatório, concebido com base nas Sagradas Escrituras, no magistério e na tradição da Igreja Católica, além de vivências, peregrinações e testemunhos dos santos e místicos de Deus que se dedicaram a rezar pelas almas do purgatório.

De acordo com a obra, a autora deseja oferecer um pouco de esperança a quem chora por alguém que já partiu, mas, sobretudo, busca incentivar o leitor a rezar pelo alívio das almas, que se beneficiam com toda e qualquer boa obra que seja oferecida em favor delas.

O conteúdo explica que o purgatório (termo derivado do latim purgatorium), é um estado, outrora percebido como um lugar, em que sofrem as almas daqueles que morreram na graça e na amizade de Deus, porém ainda necessitam de uma purificação a fim de alcançar a santidade necessária para chegar ao Reino dos Céus. 

Para a autora, muito se especula sobre o purgatório, mas nem todos sabem que ele une a Igreja no corpo místico de Jesus Cristo. Ela explica que a comunhão dos santos é a comunicação ativa entre as três Igrejas: militante, padecente e triunfante, pois, enquanto os homens peregrinam na terra (Igreja militante), outros estão se purificando (Igreja padecente), e muitos gozam da glória de Deus, intercedendo pelos homens (Igreja triunfante).

Nesta perspectiva, a obra convida a refletir os seguintes temas:  “O purgatório”; “O pecado”; “Santos, místicos e a experiência do purgatório”; “Os anjos e o purgatório”; “São Miguel Arcanjo, o consolador das almas do purgatório”; “Nossa Senhora, Mãe e padroeira das almas do purgatório”; “As indulgências, por Padre Marcello Stanzionne”; “Missa Gregoriana”; “Igreja do Sagrado Coração do Sufrágio e o Pequeno Museu das Almas do Purgatório” e “Orações pelas almas do purgatório”. Além das temáticas, a autora traz, ainda, no final da publicação, diversas referências bibliográficas com indicações de fontes relevantes para o aprofundamento espiritual. 

Segundo Loo Burnett, para falar do purgatório, é preciso abordar o tema da morte, pois, até chegar a esse estado, o sujeito deverá passar por um julgamento atribuído pela Igreja como juízo particular. Logo, após a morte, ocorre a sentença da alma, a qual poderá ser condenada ao inferno ou gozar da visão beatífica, podendo ou não expiar suas faltas temporariamente no purgatório.

Para a autora, os fiéis aliviam as almas do purgatório através das orações e das boas obras; e as almas intercedem em favor dos pecadores, sobretudo quando chegam ao céu. “Podemos dizer que as almas se tornam plenamente gratas aos vivos que por elas se devotaram”, afirma. No prefácio da obra, Padre Marcelo Stanzionne explica que rezar pelas almas do purgatório pode ser visto como um ato heroico que consiste no abandono, nas mãos de Maria, em favor das almas do purgatório, de todas as boas obras, mesmo aquelas que outros farão por nós, antes ou depois de nossa morte.

Grande devota de São Miguel Arcanjo, o príncipe da Milícia Celeste, Loo Burnett relata que ao estudar sobre o arcanjo, descobriu que ele desempenha um papel fundamental no encerramento da peregrinação neste mundo temporal. Segundo ela, São Miguel se faz presente no momento da agonia dos homens, isto é, na hora da morte, na expiação do purgatório e na condução das almas à bem-aventurança eterna. “É Miguel que vem em socorro no último combate dos homens, a fim de advogar, consolar os eleitos ao encontro com Deus. Esta descoberta impulsionou o desenvolvimento da presente obra.

“Rezando pelas almas que lá estão, ganharemos também valiosas intercessoras no céu, pois ninguém realiza nada nesta vida sem a ajuda de outro, tampouco na vida futura”, afirma Burnett. Este livro é indicado para todos aqueles que desejam estudar o purgatório e rezar pelas almas que anseiam chegar aos céus. 

Loo Burnett é publicitária, especialista em Marketing e mestranda em Teologia; uma eterna peregrina e pesquisadora do mundo espiritual. Atualmente, trabalha com marketing digital, aplicando seus conhecimentos na disseminação do culto angélico no Brasil. É criadora da página São Miguel Arcanjo Oficial, presente nas principais redes sociais – Facebook, YouTube e Instagram –, cuja missão é inspirar a devoção micaélica através das Sagradas Escrituras, da Tradição da Igreja, da experiência dos santos e das peregrinações aos santuários dedicados a São Miguel no Ocidente. Pela PAULUS Editora, publicou os livros “São Miguel Arcanjo: Um tratado sobre angelologia”, “Devocionário a São Miguel Arcanjo – Quem como Deus?” e “Os anjos, os santos e as almas do purgatório”.