Óculos de biscoito é a mais nova obra infantojuvenil da PAULUS | Paulus Editora

Releases

02/01/2014

Óculos de biscoito é a mais nova obra infantojuvenil da PAULUS

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Óculos de Biscoito
Autor: Jonas Ribeiro
Coleção: Arteletra
Acabamento: Grampeado
Páginas: 24
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Área de interesse: Infantojuvenil

Há risos no ar, capricho na mesa do café e, como acontece todas as manhãs, as crianças acordam com uma baita fome de brincar. Aproveitam a conversa dos pais e colocam os biscoitos nos olhos. Primeiro, uma lente. Depois, a outra. Que legal! Os biscoitos viram óculos!

Óculos de biscoito, de Jonas Ribeiro, trata de um momento corriqueiro que acontece no café da manhã de uma família composta por quatro integrantes: pai, mãe, filho e filha. E há também a Moleca, uma cachorra sapeca. Enquanto os pais conversam à mesa, a filha coloca os biscoitos nos olhos e sente algo incomum. Convida os pais e o irmão a fazerem o mesmo. “É aí que algo maravilhoso toma conta do instante, porque os quatro se permitiram desacelerar e estar ali, no momento presente, curtindo-se, brincando, sem pressa”, explica o autor.

“Este livro surgiu justamente das brincadeiras simples que toda criança realiza. É o instinto biológico de reinventar o cotidiano, de transformar a realidade maçante em algo leve, empolgante, deliciosamente prazeroso”.

O autor, que tem afinidade com o leitor infantojuvenil, mas também gosta de escrever para o público adulto, acredita que a leitura é o caminho para a paz, o respeito, o afeto. “A família empenhada em criar momentos significativos está mais próxima da felicidade, do amor, e, consequentemente, mais distante das drogas, da violência, da falta de diálogo”, completa.

Jonas Ribeiro espera que os pequenos leitores apreciem a leitura e as belíssimas e detalhadas ilustrações, que traduzem, por meio de imagens do dia a dia, cada passo dessa divertida estória. “É um livro comestível, saboroso e rico em vitaminas de A a Z”, finaliza.

Jonas Ribeiro Sempre gostei de colocar os biscoitos furados nos olhos para fingir que usava óculos. Outra brincadeira que adorava, enquanto comia, era a de fazer desenhos no prato. Isso foi há muito tempo. Hoje em dia, ainda faço um monte de bobeiras deliciosas. Escrevi mais de 101 livros e visitei mais de 1001 escolas. Estudo piano, gosto de olhar os pássaros e adoro fazer a barba, só para encher o rosto de creme de barbear e imaginar que sou Papai Noel. Aliás, você também tem essas bobeiras?

Suzete Armani Sou ilustradora já faz um bocado de tempo. Tive a oportunidade de ilustrar vários livros, revistas e apostilas. Além disso, ministro oficinas para crianças e professores. Ilustrar o livro Óculos de biscoito foi bem divertido. Meu ateliê se transformou em uma fábrica de biscoitos. Havia biscoitinhos por todos os lados. Não sabia quando eu era confeiteira e quando era ilustradora. Só sei que foi uma brincadeira atrás da outra, e tudo coordenado pelo mestre-cuca Jonas Ribeiro, que hoje considero um grande amigo.

Fábio Cerati Tenho formação em Arquitetura e, desde cedo, a fotografia fez parte da minha vida. Comecei a fotografar profissionalmente por volta de 2000, e descobri naquele momento o que me motiva e o que me faz feliz. Foi um imenso prazer fazer parte deste projeto, com pessoas tão talentosas, e entrar neste pequeno mundo de grandes sonhos.