Obra propõe meditação como caminho para o leitor encontrar a paz e se aproximar de Deus | Paulus Editora

Releases

11/11/2011

Obra propõe meditação como caminho para o leitor encontrar a paz e se aproximar de Deus

Por adm

Título: A luz que vem de dentro – O caminho interior da meditação
Autor: Laurence Freeman
Coleção: Em Espírito e Verdade
Acabamento: brochura
Formato: 12 cm x 20 cm
Páginas: 144
Área de interesse: Espiritualidade

“Traduzindo a experiência da meditação em palavras um tanto fora de moda, diríamos que ela consiste em compartilhar um segredo com Deus.” É a partir dessa reflexão que o monge Laurence Freeman convida o leitor a conhecer um pouco mais da prática meditativa com o livro “A luz que vem de dentro – O caminho interior da meditação”, da PAULUS.

Segundo o autor, a ideia de produzir a obra surgiu a partir de conversas e conferências durante uma visita aos grupos de meditação da Inglaterra, que pertencem ao mosteiro de Montreal. “As pessoas que se reúnem semanalmente em cidades espalhadas por todo o mundo acabam, de modo semelhante, descobrindo o que são a tolerância e a compaixão nesta vivência da unidade de espírito”, afirma.

O livro aponta a meditação como instrumento para a fidelidade espiritual e para o contínuo crescimento dos seres humanos, trazendo vários capítulos que esclarecem a importância desse exercício, além de ensinar como realizá-lo. “Sente-se. Permaneça ereto e imóvel. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxado mas atento. Em silêncio, comece a dizer uma única palavra (…). Se pensamentos e imagens afluírem à mente, serão distrações que ocorrem na hora da meditação; continue apenas tentando repetir a palavra.”

Na passagem “A luz do verbo”, o autor explica que a chave para uma boa meditação está na serenidade, ressaltando que o ato remete à tranquilidade. Para realizá-lo, efetivamente, é necessário a pessoa estar pacífica e calma também interiormente.

Freeman acrescenta que o mantra é um caminho para reforçar o compromisso do indivíduo com a experiência de conversão no Evangelho, porém hábitos e atitudes precisam ser revistos para isso acontecer. “Não podemos meditar o dia todo e continuar procurando controlar a decepção, o interesse pessoal, a vingança. Gradualmente, no entanto, devemos também começar a nos comprometer em nossa vida diária com a veracidade, com o amor e com Deus”, pontua.

“A luz que vem de dentro – O caminho interior da meditação” contribui para quem tem interesse em conhecer esta prática, pois traz palestras proferidas pelo autor ensinando grupos de pessoas a arte de meditar de acordo com o método do mantra.

Laurence Freeman, OSB, é prior do priorado Beneditino de Montreal, fundado a partir da Abadia de Ealing, em Londres, por John Main, OSB.