Obra mostra como a fé e os escritos de Santo Irineu podem contribuir com os desafios do mundo contemporâneo | Paulus Editora

Releases

05/04/2013

Obra mostra como a fé e os escritos de Santo Irineu podem contribuir com os desafios do mundo contemporâneo

Por Imprensa

Serviço
Título: A glória de Deus é o homem vivo – A profissão de fé de santo Irineu
Autora: Donna Singles
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 208
Área de interesse: Espiritualidade

A vocação do homem está inscrita em sua carne, portadora da imagem de Deus”. Esses dizeres são de Santo Irineu, o primeiro grande teólogo da Igreja, que, mesmo separado de nós por dezoito séculos, tem muito a dizer às mulheres e aos homens do nosso tempo.

Foi com essa perspectiva que Donna Singles escreveu A glória de Deus é o homem vivo – A profissão de fé de santo Irineu, da PAULUS. Nesse livro, a autora, falecida em 2005, coloca o leitor em contato com a linguagem do santo, mostrando de que modo ela pode nos tocar e nos iluminar hoje.

Primeiramente, Donna Singles apresenta uma espécie de biografia de Irineu, e destaca que esse é um grande desafio, já que pouco se sabe sobre a sua vida. “É graças a Eusébio de Cesareia (falecido em 340) que temos algumas informações. Em sua História eclesiástica, Eusébio faz menção à Carta dos mártires de Lyon (177), à história da polêmica pascal e à publicação da obra Contra as heresias, durante o episcopado de Eleutério em Roma (175-189). A partir desses poucos numerosos marcos cronológicos, os historiadores se esforçam, com muitas conjecturas, para reconstituir a existência de Irineu”, explica.

A obra contém 11 capítulos, todos de acordo com os artigos do Credo, o símbolo dos apóstolos, sendo a fé de Santo Irineu interrogada sobre cada um desses artigos. Além disso, a autora fala sobre um tema frequentemente recorrido pelo teólogo: o tema da amizade, fazendo um paralelo entre o mundo apodrecido e hostil em que viviam os homens de sua época e o mundo de hoje.

A glória de Deus é o homem vivo – A profissão de fé de santo Irineu tem linguagem clara e acessível, contribuindo com aqueles que desejam conhecer e se aprofundar na fé e nos escritos deste que ajudou na construção da história da Igreja.

Donna Singles nasceu em 1928, em Grand Rapids, no Estado de Michigan (EUA). Morreu em 2005, em Lyon (França). Entrou para a congregação das Irmãs de São José aos vinte anos, tornando-se, em seguida, professora em colégios da congregação. Em 1967 vai à França estudar Teologia na Universidade Católica de Lyon, o que a conduz a uma tese de doutorado: A salvação do homem em Santo Irineu. Ensaio de interpretação simbólica. Ela se estabelece em Lyon e se torna professora de Teologia, dando aulas não somente sobre Irineu, mas também sobre a eucaristia, os ministérios, a esperança.