Obra incentiva a criatividade na catequese e ajuda a transmitir a mensagem de Cristo aos adolescentes e jovens | Paulus Editora

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01/02/2011

Obra incentiva a criatividade na catequese e ajuda a transmitir a mensagem de Cristo aos adolescentes e jovens

Por adm

Título: Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 2 – Adolescentes e jovens)
Autor: Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo
Coleção: Catequese conforme as idades
Acabamento: brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Paginas: 168
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

A catequese precisa ser permanente, continuada, e realizá-la conforme a idade do ser humano é de vital importância para a ação evangelizadora da Igreja. E para que a mensagem de Cristo seja anunciada e acolhida por adolescentes e jovens, é importante que esta esteja adaptada à capacidade de entendimento de cada um deles.

Pensando nisso, a PAULUS apresenta Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 2 – Adolescentes e jovens), subsídio para que os catequistas compreendam o universo deste público e façam com que a evangelização aconteça de forma mais eficiente entre os mais novos.

De acordo com os autores, Pe. Eduardo Calandro e Pe. Jordélio Siles Ledo, é preciso que todos tenham uma visão mais abrangente dessa fase tão importante na vida do ser humano. “Durante muito tempo, a adolescência e a juventude foram caracterizadas apenas por seu aspecto biológico, as transformações que o corpo sofria nesse momento da vida. No entanto, precisamos pensar a adolescência e a juventude como fenômenos sociais, culturais, sociológicos e antropológicos”, afirmam.

Para ajudar os catequistas nessa missão, os autores sugerem a utilização de vivências com base em um método que surge do psicodrama: o sociodrama. Essa técnica parte do princípio de que o verdadeiro sujeito é o grupo, e defende a ideia de que viver e teorizar faz os catequizandos se aproximarem ainda mais dos debates. “Propomos que o estudo dos temas aqui tratados sejam inspirados no sociodrama e em jogos dramáticos, sugerindo vivências que ajudam no desenvolvimento da espontaneidade e da criatividade do catequista, no processo de formação e construção do seu papel na comunidade, no grupo e na sociedade”.

O capítulo “Desenvolvimento social”, por exemplo, trata sobre as relações interpessoais, a sexualidade como fator de socialização, os projetos pessoais e profissionais, entre outros aspectos que exercem grande influência na formação dos adolescentes e dos jovens. Para esse tema, os autores propõem uma atividade com argila e massa de modelar. Os catequizandos confeccionam o corpo de um adolescente e/ou jovem e depois escrevem a sua biografia, na qual devem ser enfatizados seu nome, idade, sexo, conflitos que têm com outras pessoas, gírias que fala etc.

O livro conta ainda com as palavras de Dom Eugênio Rixen, Bispo de Goiás e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a animação Bíblico-Catequética da CNBB, que confirma a qualidade e importância desse trabalho para a Igreja. “É um livro endereçado aos catequistas que querem alimentar seu espírito, seu saber, seu saber fazer, sua imaginação e sua sensibilidade para sentirem-se sintonizados com o mundo e dialogarem com ele, refletirem sobre ele, mas também desfrutarem do prazer que uma boa formação pode lhes proporcionar”, diz.

Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 2 – Adolescentes e jovens) é o segundo título da coleção Catequese conforme as idades. Ao lado do primeiro, Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 1 – Criança), lançado em 2010, torna-se leitura imprescindível para aqueles que desejam construir uma educação cada vez mais embasada na fé e nos ensinamentos de Cristo.

Pe. Eduardo Calandro é assessor diocesano da comissão pastoral para a animação bíblico-catequética na diocese de Goiás, assessor da comissão pastoral para animação bíblico-catequética da CNBB centro-oeste, especialista em Psicologia, Parapsicologia, Pedagogia Catequética, professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e de Catequética e Aconselhamento Pastoral no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, além de membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE) e assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente, é pároco da paróquia Nossa Senhora da Guia, em Santa Fé de Goiás.

Pe. Jordélio Siles Ledo é estigmatino, especialista em Pedagogia Catequética e Psicodrama, professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE) da Academia de Letras do Grande ABC e assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente, é pároco da matriz Sagrada Família, em São Caetano do Sul.