Histórias de Fogo | Paulus Editora

Releases

22/08/2013

Histórias de Fogo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Histórias de Fogo
Autora: Flávia Savary
Coleção: Avulso
Acabamento: Grampeado
Páginas: 64
Formato: 17,5 cm x 25 cm
Área de interesse: Infantojuvenil

“Desde o princípio dos tempos, a humanidade ansiou dominar o mistério e o poder do fogo. Muitos, guiados por bons propósitos, tinham em mente suas famílias e comunidades. Dominar o fogo, para pessoas assim, refletia o desejo de que todos pudessem cozinhar os próprios alimentos…”

Com esta introdução, Flávia Savary inicia a obra Histórias de Fogo; livro infantojuvenil rico em cores e tons marcantes. As ilustrações, unidas a diálogos, ganham destaque nas histórias e prendem a atenção do jovem leitor, proporcionando-lhe uma leitura envolvente.
“Escrever esta obra foi um deleite, simplesmente porque amo o fogo. As lendas (todas inventadas, convém frisar) têm, como pano de fundo, traços de diferentes culturas, mistura que amo de paixão”, relata a autora.

Divido em três capítulos, o livro traz três lendas. A primeira é de origem russa, homenagem à parte de raízes maternas da autora (a outra metade é paraense: de novo, misturas), a segunda nasceu no Japão e a terceira é baseada na saga de índios norte-americanos.

A obra foi, minuciosamente, ilustrada por Veruschka Guerra. “Valeu cada minuto dedicado ao livro. São três contos de uma riqueza visual imensa e com aquele gosto das histórias passadas de geração a geração. Este é o meu quinto projeto com a PAULUS Editora e foi realmente um presente”, exalta.

Flávia Savary é escritora, ilustradora e dramaturga. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e trabalha com literatura desde 1979. Como ilustradora e artista plástica, participou de várias exposições nacionais e internacionais. Ganhou cerca de 80 prêmios literários, no Brasil e no exterior. Tem poemas, peças teatrais, crônicas e narrativas de ficção (para público infantil, juvenil e adulto) publicados em mais de 40 antologias.

Veruschka Guerra começou a trabalhar como ilustradora em 2010. Em 2011, foi para a Itália, onde se especializou na Fondazione Mostra Internazionale di Illustrazione per Infanzia Stepan Zavrel. Pela PAULUS, já ilustrou cinco obras.