Obra estimula maior integração entre os estudos bíblicos e as ciências humanas | Paulus Editora

Releases

03/02/2012

Obra estimula maior integração entre os estudos bíblicos e as ciências humanas

Por adm

Título: Revisão legal e renovação religiosa no Antigo Israel
Autor: Bernard M. Levinson
Coleção: Academia Bíblica
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 192
Área de interesse: Bíblica

Revisão legal e renovação religiosa no Antigo Israel, de Bernard M. Levinson, examina a doutrina da punição transgeneracional encontrada no Decálogo – isto é, a ideia de que Deus pune os pecadores de forma vicária e estende o castigo devido a eles até a terceira ou quarta geração dos seus descendentes.

A obra mostra que, embora essa fosse uma lei dada por Deus, a injustiça de penitenciar pessoas inocentes meramente por serem os filhos ou netos dos malfeitores foi claramente reconhecida no Antigo Israel. Sendo assim, uma série de respostas intrabíblicas e pós-bíblicas ao preceito demonstra a capacidade dos escritores posteriores em criticar, rejeitar e substituir essa doutrina por uma noção alternativa de retribuição individual.

“Este volume, como a sua ambientação, possui uma longa história e incorpora o seu projeto intelectual de várias maneiras. Há muito tempo eu tenho estado preocupado com o abismo que separa os estudos bíblicos acadêmicos das ciências humanas de um modo geral, tanto mais porque foi por meio do estudo da literatura e da história intelectual que eu me interessei pela primeira vez pelo estudo da Bíblia hebraica e pelo antigo Oriente Próximo”, explica o autor.

O leitor encontrará nessas páginas, cujo objetivo é apoiar um novo estudo, um valioso ensaio bibliográfico sobre a abordagem distintiva da exegese intrabíblica. Dessa forma, a obra apresenta as contribuições de estudiosos europeus, israelenses e norte-americanos e abre novas perspectivas sobre os debates atuais nas ciências humanas a respeito da canonicidade, da autoridade textual e da autoria.

Dividido em seis partes, o livro conta ainda com as palavras de Jean Louis Ska, professor de Interpretação do Antigo Testamento no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, no prólogo. “A decodificação hermenêutica de Bernard M. Levinson é fascinante por sua relutância em simplesmente destacar a unidade de passagens bíblicas, como os proponentes dos métodos bíblicos sincrônicos gostam de fazer (…). Estas páginas sobre a história da pesquisa nessa temática oferecerão aos intérpretes um mapa bastante útil, possibilitando-os repetir exatamente o mesmo itinerário seguido pelos especialistas nessa área”, destaca.

Revisão legal e renovação religiosa no Antigo Israel é mais um lançamento da coleção Academia Bíblica, conhecida por reunir ótimos títulos neste campo e por incentivar estudantes, acadêmicos e profissionais da área a aprofundarem seus estudos.

Bernard M. Levinson ocupa a cátedra Berman Family de Estudos Judaicos e Bíblia Hebraica na Universidade de Minnesota. É autor de Deuteronomy and the Hermeneutics of Legal Innovation (1997), que, em 1999, ganhou da Academia Americana para a Pesquisa Judaica o Prêmio Salo W. Baron de Melhor Primeiro Livro em Literatura e Pensamento.