Um mestre no ofício: Tomás de Aquino | Paulus Editora

Releases

24/01/2014

Um mestre no ofício: Tomás de Aquino

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Um mestre no ofício: Tomás de Aquino
Autor: Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento
Coleção: Como Ler Filosofia
Acabamento: Grampeado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 120
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Da coleção Como Ler Filosofia, Um mestre no ofício: Tomás de Aquino, de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento, aborda a vida e um dos escritos mais conhecidos desse santo e docente da doutrina cristã: a Suma de teologia.

Segundo o autor, o clássico é um exemplo de trabalho bem-sucedido, sobretudo por conter três aspectos fundamentais. “Apresentar de maneira resumida o conjunto de um domínio de conhecimento é o sentido mais corrente da palavra ‘suma’, isto é, resumo. Em seguida, organizar de maneira sistemática os temas desse campo de estudo. E, finalmente, fazer uma exposição adaptada aos estudantes, os discentes, a quem se destina”, afirma.

A Suma está dividida em três partes. Cada uma delas é dividida em questões que, como a própria palavra indica, são problemas, isto é, tópicos sobre os quais não há acordo.

A obra trata, respectivamente, de Deus em si mesmo e a origem de todas as criaturas; Dele como a realização completa de tudo, especialmente dos seres humanos, ou seja, Deus como a felicidade almejada por todos e caminho para ela; Deus encarnado em Jesus, em seus sacramentos, que prolongam no tempo e no espaço a encarnação e a vida imortal alcançada por meio Dele na ressurreição.

No transcorrer das páginas, o leitor encontrará notas de referência, indicações de leitura e excelente conclusão, além de uma tabela com questões sobre o direito e a justiça para serem refletidas a partir dos ideais de Santo Tomás de Aquino.

Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento nasceu em 1935 (Miracema-RJ). Pertenceu à Ordem Dominicana, tem MA e PhD (Estudos Medievais) pela Universidade de Montreal. É professor da PUC-SP e publicou algumas traduções e estudos de autores medievais e de Galileu.