Obra de Lúcia Fidalgo apresenta às crianças o poeta Mário Quintana | Paulus Editora

Releases

08/01/2014

Obra de Lúcia Fidalgo apresenta às crianças o poeta Mário Quintana

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Nos sonhos de Quintana
Autora: Lúcia Fidalgo
Páginas: 16
Coleção: Brasileirinhos
Acabamento: Grampeado
Formato: 18,5 cm x 27,5 cm
Área de interesse: Literatura brasileira, Infantojuvenil

 

 

Uma vida não basta ser vivida, ela precisa ser sonhada

A frase acima pertence a Mário de Miranda Quintana, menino que nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, no ano de 1906, e se tornou grande poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Nos sonhos de Quintana, escrito por Lúcia Fidalgo, apresenta às crianças este influente poeta brasileiro. “Em poucas palavras deixo no leitor o gostinho de querer saber mais sobre ele”, diz a autora.

A obra pertence à coleção Brasileirinhos que tem como característica apresentar personalidades de nosso país, as quais podem servir de inspiração para nossas crianças construírem seu futuro. A vida de cada uma delas é apresentada desde a infância, mostrando elementos que contribuíram para que fossem o que foram.

“Quintana sempre esteve em meus sonhos. Falar dele é contar a história de alguém simples e grandioso, pois a delicadeza presente nas palavras são como pássaros que voam e pousam sem a gente sentir”, relata Lúcia Fidalgo.

A autora acredita que o caminho para incentivar as crianças a apreciarem a leitura é a liberdade de criar, de se envolver com a história e fazer parte dela. “Ter desejo de continuar a leitura, de ler mais, cada vez mais, isso é possível quando tecido com o prazer de quem conta e de quem lê, conclui”.

De acordo com Jakson Ferreira Alencar, organizador da coleção Brasileirinhos, os textos não são pedantes nem chatos, nem moralistas; pelo contrário, foram escritos de maneira literária, gostosa de ler, como se fossem narrativas poéticas.

Lúcia Fidalgo é escritora, contadora de histórias do Grupo Morandubetá, bibliotecária, mestra em Educação, professora na Universidade Santa Úrsula e pesquisadora do Aleph-UFF. Nasceu no Rio de Janeiro e, desde pequena, gosta de ler, contar e ouvir histórias, que hoje ela compartilha com seus leitores. Lúcia foi Autora Revelação no ano de 1997, com o livro Menino Bom, prêmio recebido da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Fabiana Salomão começou a ilustrar livros infantis e juvenis quando ainda cursava a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1994; desde então, tem trabalhado para as maiores editoras e agências do Brasil e do exterior. Fabiana passou a maior parte de sua vida na cidade de São Paulo. Em 2004, mudou-se para Ribeirão Preto, interior do estado, onde o trabalho continuou a todo vapor. Ela fez Letras e agora cursa Teologia, mas o melhor de tudo isso é estar pertinho de toda a sua família, que é cheia de crianças, primos e sobrinhos de todas as idades, e é lá que Fabiana encontra inspiração e muito amor para viver, desenhar e sorrir! Se quiser conhecer um pouquinho mais da vida e do trabalho da ilustradora, é só acessar: http://fabianasalomao.blogspot.com