Viver na esperança | Paulus Editora

Releases

20/01/2011

Viver na esperança

Por adm

Ficha Técnica
Título: Viver na esperança
Autor: José Comblin
Coleção: Espiritualidade Bíblica
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 112
Áreas de interesse: Espiritualidade

Obra da PAULUS reflete sobre a esperança cristã e como o ser humano pode vivê-la permanentemente

O que é a esperança? Como cultivá-la? Como podemos definir a esperança cristã? Esses questionamentos nortearam o teólogo e sacerdote José Comblin para escrever o livro, Viver na esperança, publicado pela PAULUS.

Inspirada na Carta aos Hebreus, mas citando também outros textos bíblicos, a obra parte da ideia de que sempre houve algo de esperança na história da humanidade, e que a esperança cristã está fundada no anúncio do Reino de Deus por Jesus. “O Reino de Deus já está presente e a própria vida de Jesus mostra essa presença. Os discípulos foram encarregados de anunciar da mesma maneira o Reino de Deus. Não se trata de discursos, e sim das suas vidas”, afirma o autor.

Para situar o leitor na temática, Comblin recorda o ambiente de esperança em que viveu o povo do Antigo Testamento, que constitui até hoje o pano de fundo que alimenta a esperança cristã, e explica que, para os cristãos, o Antigo Testamento no seu conjunto é uma imensa promessa, tanto a história que relata como o livro que narra convergem para Jesus Cristo, razão de toda esperança.

Com linguagem simples e direta, a obra mostra que a prova da autenticidade da esperança pede que as pessoas façam realmente a experiência da realidade da vida e que, mesmo que as mudanças qualitativas na humanidade e na própria Igreja sejam sempre imprevisíveis, é preciso permanecer sempre numa atitude de esperança. “Seria uma ilusão crer que a esperança é espontânea no ser humano. Espontâneos são os desejos, os sonhos, as projeções tecnológicas, mas não a esperança. Esta deverá ser cultivada. É uma tarefa perseverante e sistemática”, conclui o teólogo.

Viver na esperança pertence à coleção Espiritualidade Bíblica, a qual reúne oito títulos, todos escritos por José Comblin. Seu objetivo é oferecer aos estudantes, religiosos e leigos materiais de reflexão e análise que contribuem com o fortalecimento da fé e da espiritualidade.

José Comblin nasceu em 22 de março de 1923 em Bruxelas, Bélgica. Foi sacerdote e doutor em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Lecionou no Equador, no Chile e no Brasil. Faleceu em 27 de março de 2011, em Simões Filho, Bahia.