Obra da Paulus ensina como encontrar a paz interior por meio da meditação cristã | Paulus Editora

Releases

29/07/2011

Obra da Paulus ensina como encontrar a paz interior por meio da meditação cristã

Por adm

Ficha Técnica
Título: Orai sem cessar – Reflexões sobre a oração
Autor: Sérgio Raupp
Coleção: Meditações
Acabamento: brochura
Formato: 12 cm x 20 cm
Páginas: 112
Área de interesse: Espiritualidade

“Senhor, tu nos fizeste para ti, e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em ti”. Com muita razão Santo Agostinho escreveu essa frase, que serviu também de inspiração para Sérgio Raupp escrever o livro, Orai sem cessar, publicado pela PAULUS.
Na obra, o autor fala sobre a oração, uma das melhores maneiras de nos comunicarmos com Deus e de obtermos a paz e a harmonia interior. O tema, abordado frequentemente, ganha novos aspectos, motivando o leitor a rezar cada vez mais e melhor. “Quando adquirimos o gosto pelas coisas de Deus, a hora de rezar vai se tornando uma hora desejada, algo agradável, e não obrigação enfadonha”, afirma Raupp.

Além de promover reflexões sobre a importância da oração em nossos dias, a obra aponta como devemos nos preparar para esse momento. No capítulo “O fio de Ariadne”, por exemplo, o autor ensina alguns exercícios que ajudam na concentração, como relaxar o corpo e prestar atenção à própria respiração ou às sensações de partes do nosso corpo ou visualizar e fixar a figura de Cristo em nossa mente.

No decorrer das páginas, o leitor encontrará também mensagens e citações de pessoas que, de alguma maneira, contribuíram com as reflexões sobre a oração, como Dom Jan Bereza, monge beneditino e pioneiro da Meditação Cristã na Polônia; São Bernardo, Abade e doutor da Igreja; Olivier Clément, francês, leigo e um dos mais estimados teólogos ortodoxos do século XX, entre outros.

Raupp conclui suas ideias citando os três pontos principais da Oração de Jesus, método de meditação que vem ajudando muitas pessoas há séculos, e compreende algumas pequenas atitudes: sentar tranquilamente, com a coluna em posição vertical e os olhos semicerrados; repetir a palavra (ou frase) escolhida devagar e, se quiser, com pausas e terminar com o Pai-nosso, após vinte ou trinta minutos, sendo uma sessão pela manhã e outra à tarde ou à noite. “É muito simples. Mas pôr em prática o simples exige disciplina. A recompensa certamente virá”, entatiza o autor.

Da coleção Meditações, Orai sem cessar é dividido em 12 capítulos e cinco apêndices, nos quais o leitor encontrará lista de citações bíblicas, glossário dos termos e nomes citados, uma introdução à Comunidade Mundial da Meditação Cristã, Contatos da Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil e, por fim, a bibliografia básica sobre essa temática.

Para o leitor que se interessar pela temática “Meditação Cristã”, a PAULUS conta com outros títulos que podem contribuir com esse estudo. São eles: Prática diária da meditação cristã, de Laurence Freeman, Meditação cristã, de John Main, e Meditação cristã – Uma oração integradora, de Domingos Cunha.

Sérgio Raupp nasceu em Porto Alegre em 1922. Ainda criança mudou-se com os pais para Gravataí (RS), onde cresceu, e na mesma cidade entrou ainda jovem no Seminário São José. Ordenou-se presbítero em 1945 dedicando o seu sacerdócio ao Coração Eucarístico de Jesus e a Nossa Sra. Medianeira, escolhendo como lema sacerdotal: “Meu viver é Cristo” (Fl 1,21). Depois de ordenado, trabalhou muitos anos no Seminário São José como formador e professor. Atuou como pároco em diversas comunidades paroquiais e foi capelão de uma escola particular católica de Porto Alegre. Ao se aposentar, mudou-se para o Lar Sacerdotal (Comunidade de presbíteros aposentados da Arquidiocese de Porto Alegre junto ao Seminário São José em Gravataí, local que ajudou a conceber e organizar). É considerado o pioneiro da Meditação Cristã no Rio Grande do Sul.