Obra bíblica se propõe a examinar a Carta aos Gálatas | Paulus Editora

Releases

08/10/2013

Obra bíblica se propõe a examinar a Carta aos Gálatas

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Identidades e fronteiras étnicas no cristianismo da Galácia
Autor: José Luiz Izidoro
Coleção: Palimpsesto
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 176
Áreas de interesse: Bíblico

Esta nova obra da PAULUS, para leitores que tenham interesse em assuntos bíblicos, examina a Carta aos Gálatas, como um esboço sobre o início do movimento cristão na perspectiva das culturas, das religiões, das etnias e das sociedades, em sua dinâmica de fluidez, diferenciação e interação, no que diz respeito à formação de identidades cristãs no interior do cristianismo paulino.

José Luiz Izidoro, mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, pesquisador da área de Literatura e Mundo Bíblico, ao analisar trechos de Gálatas, identifica componentes teológicos e socioantropológicos que perpassam por conflitos e tensões presentes nas Igrejas da Galácia.

“Nesses trechos, Paulo indicaria um novo ethos que se sustenta nas orientações éticas e teológicas cristãs, segundo as quais a unidade em Cristo Jesus se dá apesar das diferenças religiosas, étnicas e socioculturais. Isso gerou alternativas de relevância para que judeus, gentios, mulheres, homens, escravos e livres fossem inseridos no processo de formação das identidades”, explica o autor.

Dividido em quatro capítulos, Identidades e fronteiras étnicas no cristianismo da Galácia aponta as identidades e etnicidade no cristianismo primitivo, etnicidade céltica no cristianismo paulino da Galácia, missão e cristianismo paulino em Gálatas e, ao final, apresenta Gálatas no novo testamento.

José Luiz Izidoro, SVD. Graduado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (São Paulo) e em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo. Mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, com pesquisa na área de Literatura e Mundo Bíblico, atuando principalmente nos seguintes temas: cristianismos originários, judaísmo antigo, helenismo, religião, culturas e identidades. Natural da cidade de Iguape (SP), atua como docente no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG) e pesquisador do Grupo de Pesquisa “Religião e Modernidade”, da PUC – Minas (Belo Horizonte). Pós- doutorando na Universidade Metodista de São Paulo, com o tema de pesquisa: “Memórias religiosas e narrativas multiformes na literatura apócrifa: do enigma linguístico à hermenêutica dos textos sagrados”.