Obra apresenta o Eneagrama como caminho para o crescimento e a espiritualidade | Paulus Editora

Releases

20/07/2012

Obra apresenta o Eneagrama como caminho para o crescimento e a espiritualidade

Por Imprensa

Serviço
Título: Crescendo com o Eneagrama na espiritualidade
Autor: Domingos Cunha
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 408
Áreas de interesse: Espiritualidade

O Eneagrama pode ser considerado um segredo da humanidade. Ele encerra uma grande sabedoria e profundidade, vê com clareza e precisão os dinamismos e mistérios da alma humana, coaduna-se com as grandes descobertas da psicologia científica e ao mesmo tempo é instrumento simples, prático e acessível.

Crescendo com o Eneagrama na espiritualidade, de Domingos Cunha, é um manual de exercícios práticos para quem já conhece e experimenta as sabedorias contidas no Eneagrama. O livro é dividido em três partes – Algumas provocações, Algumas explicações e Alguns exercícios – que abordam temas variados. Os exercícios, em sua maioria, procuram relacionar a dimensão do autoconhecimento com a experiência de Deus por meio da oração, como faces da mesma moeda que se interpenetram e enriquecem mutuamente a visão integral do ser humano.

O Eneagrama é um instrumento que pode nos ajudar. Claro, há duas condições que devem ser levadas em conta: a primeira é que a pessoa, quando o procura, tenha uma atitude de busca, querendo conhecer-se e entender-se. A segunda, que a pessoa faça o processo, isto é, que continue mastigando, degustando, ruminando, mais com a experiência que com a razão, mais vivenciando que aprendendo conteúdos.

Atualmente, muitos profissionais da área das ciências humanas, especialmente do campo da psicologia, utilizam o Eneagrama na busca de “algo a mais”, de um sentido que leve além de si mesmo e de seus horizontes por uma perspectiva de autotranscendência, com valores claros pelos quais seja possível optar e orientar a vida.

Crescendo com o Eneagrama na espiritualidade não é apenas para ser lido, mas, sobretudo, para ser vivenciado. Convém que seus vários exercícios sejam experimentados um de cada vez, com calma, disponibilidade de tempo. São esquemas orientados para serem feitos individualmente, mas também partilhados em grupo ou com um acompanhante.