O querigma nas cartas de Paulo | Paulus Editora

Releases

17/02/2023

O querigma nas cartas de Paulo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O Querigma nas Cartas de Paulo
Autor: Bruno Tamancoldi
Coleção: Catequese e Bíblia
Acabamento: Brochura
Páginas: 176
Dimensões: (AxC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Catequese

Nesta obra, o leitor é convidado a fazer um retiro espiritual sobre o querigma, tendo como pregador São Paulo Apóstolo e seu testemunho por meio das cartas paulinas.

Como parte da coleção “Catequese e Bíblia”, a PAULUS Editora apresenta o livro “O querigma nas cartas de Paulo”, escrito por Bruno Tamancoldi. De maneira pastoral, a publicação oferece um itinerário catequético tendo São Paulo apóstolo como guia e catequista. “O querigma nasceu do seu coração de apóstolo, por isso nos é oferecido como um subsídio espiritual e catequético”, explica o autor.

Conforme destaca a obra, trata-se de uma formação continuada aos catequistas e todos aqueles dedicados ao trabalho pastoral, tendo como mola mestra reflexiva as cartas paulinas, buscando trazer as temáticas que envolvem o querigma, ou seja, o primeiro anúncio, como: amor de Deus, pecado, Jesus salvador, fé e conversão, Espírito Santo e comunidade. “O livro se propõe a fazer um retiro espiritual sobre o querigma, tendo como pregador São Paulo. Nesse intuito, a vida do apóstolo será apresentada desde sua juventude e primeiras letras em Tarso, aproximadamente no ano 5, até sua morte, no inverno romano de 67”, destaca Tamancoldi.

Dividida em nove capítulos, a publicação introduz ao leitor um perfil biográfico de Saulo, um menino judeu que se torna um grande Rabi em Jerusalém, aos pés de Gamaliel. Tendo São Paulo como protagonista, o leitor acompanha o relato desta trajetória, passando pela perseguição aos cristãos e sua conversão em Damasco. Em seguida, o autor aborda o conceito de querigma e de que maneira ele está inserido no contexto de São Paulo. Para Tamancoldi, São Paulo é o homem da catequese querigmática, pois através de suas cartas demonstra como é o processo de evangelização.

Ao final de cada capítulo, o autor propõe algumas questões para retomar o tema trabalhado e conduzir à reflexão, contextualizando a leitura para a realidade. As questões podem ser trabalhadas de forma individual ou em grupo, trazendo elementos sólidos para o processo de aprendizado e evangelização.

No prefácio, Dom Gilson Andrade da Silva, bispo diocesano de Nova Iguaçu (RJ), explica que a publicação, em clima de retiro espiritual, oferece um percurso que pode ajudar o leitor a acolher sempre de novo a Boa-Nova de Jesus Cristo.

A obra “O querigma nas cartas de Paulo” é indicada para padres, religiosos, catequistas, agentes de pastorais e movimentos e todos aqueles que desejam crescer na fé a partir do exemplo de São Paulo e seus escritos. “É fundamental que estudemos o apóstolo dos gentios para percebermos como foi a Igreja dos primeiros séculos e como os desafios de uma evangelização podem ser respondidos por aqueles que primeiro pregaram a Palavra do Senhor”, aconselha o autor.

Bruno Tamancoldi nasceu em Petrópolis (RJ), em 1980. É professor universitário, licenciado em História, bacharel em Teologia, pós-graduado em Teologia Sistemática e mestre em Educação. É coordenador do curso de graduação em História e da pós-graduação em História do Cristianismo, ambos da Universidade Católica de Petrópolis. Desenvolve, desde 2007, cursos de formação em História da Igreja, Eclesiologia e Catequese, assessorando diversas dioceses do Brasil. É autor do livro “Nos caminhos da Igreja: formação permanente da fé” (Vozes, 2020).