Releases

28/08/2020

O que você pensa sobre a religião? 75 respostas de Anselm Grün

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica:
Título: O que você pensa sobre religião?
Catálogo: Motivação
Coleção: Avulso
Autor: Ansel Grün
Acabamento: Brochura
Formato: 11 cm x 17 cm
Páginas 256

Obra com perguntas e respostas sobre a fé tem o objetivo de ajudar o leitor a encontrar sua própria identidade, o verdadeiro e único “eu” que é o centro de cada ser humano.

“A fé não quer mudar nossa vida, quer transformá-la”. Anselm Grün

Uma abordagem da fé de forma sucinta, esse foi o objetivo de Winffried Nonhoff ao  apresentar 75 perguntas ao Monge beneditino Ansel Grün, que as respondeu com o intuito de colaborar com uma leitura que promova a beleza da fé. De acordo com Grün, as respostas foram inspiradas em Karl Rahner, teólogo sobre quem fez sua tese de doutorado. Karl expressa em um pequeno catecismo, publicado em 1974, o desejo, que ainda hoje, seja possível falar em questões de fé de tal maneira que o homem simples entenda e que também o homem instruído tenham suas perguntas respondidas.

O que é mesmo ter fé? É a pergunta que dá o início da obra. Anselm Grün  responde que ter fé é um ato básico do ser humano, independentemente do cristianismo. Na tradição cristã é possível distinguir entre a “fé em tu” e “fé em alguma coisa”. Fé em tu é um relacionamento pessoal com Deus. E fé em alguma coisa refere-se ao conteúdo da fé. Quais os textos básicos da fé na Bíblia, que servem para uma primeira orientação? Existe um saber novo sobre Deus que veio por meio de Jesus? Deus está acessível à razão? Qual a relação entre fé e salvação? O que é a espiritualidade? Por que existem tantas Igrejas? São algumas perguntas que compõem o livro O que você pensa sobre religião

A obra tem os seus desdobramentos nos tópicos: fé; Deus; Bíblia; Jesus; Ser humano; morte/eternidade; prática e Igreja. Segundo Grün, a leitura não precisa ser feita na ordem dos textos: “Talvez valha a pena começar com a introdução, a seguir, dar uma olhada no sumário, que apresenta as 75 perguntas, deixar-se tocar por uma e começar por esta. Depois, talvez você volte ao sumário e procure outra pergunta, ou você pegou fogo com o tema da primeira e continua lendo aqui e ali sobre questões relacionadas”, diz Grün. 

Nos anseios pela fé, já existe fé. Essa é uma das frases finais de Anselm Grün que deseja que as respostas deste livro despertem nos leitores o anseio, a coragem e ousadia para defenderem a fé, expressando-a publicamente, até mesmo num mundo que a ridiculariza como relíquia do passado. “Pois a fé nos remete ao fato de que provamos em cada alimento a doçura de Deus”. 

Anselm Grün Monge beneditino alemão, é considerado um dos autores cristãos mais lidos e traduzidos da atualidade. Nascido em Junkershausen, em 1945, foi criado em Munique, onde seus pais possuíam uma loja de materiais elétricos. Ingressou na abadia de Münterschwarzach  em 1964. Cursou Filosofia e Teologia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, residindo na abadia de Santa Otília. É autor de mais de 300 livros. Pela PAULUS, foram publicadas as seguintes obras: Liderar por meio de valores: curso compacto de liderança. A cruz: a imagem do ser humano redimido. Para que tua vida respire liberdade: rituais de purificação para o corpo e alma.