O cuidador de corações | Paulus Editora

Releases

20/10/2020

O cuidador de corações

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Título: O cuidador de corações
Autora: Mônica Guttmann
Acabamento: Brochura-PUR
Coleção: Contos e Crônicas
Formato: 16.5 (larg) x 24 (alt)
Páginas: 72
Área de interesse: Juvenil, Valores Humanos

“O ser humano necessita de muitos cuidados. Cuidados que toquem todas as dimensões de sua existência.”

Em “O cuidador de corações”, livro lançado pela PAULUS Editora, a psicóloga e arteterapeuta Mônica Guttmann apresenta ao leitor uma sequência de fábulas que abordam a questão do cuidado. Dividido em nove contos, a autora convida o leitor a refletir sobre questões importantes como a amizade, o amor próprio, o cuidado consigo e com o próximo, a importância do autoconhecimento, a relação com o meio ambiente, entre outros temas transversais.

No primeiro conto, intitulado “O incêndio na farmácia”, Guttmann reflete sobre o direito à cura do corpo e da alma. No texto, a autora também faz uma crítica à sociedade, onde a preocupação com o próximo é substituída pela ganância. “A farmácia cresceu e ele enriqueceu. Vendia remédios que curam, matam, adoecem e que são placebos. Vendia tudo bem caro, e somente quem tinha dinheiro frequentava sua farmácia”, narra Guttmann.

Além deste conto, “O cuidador de corações” traz: O vento azul; O sonho de Deus; Sabrina e seu casco (ou Sabrina e a borboleta); O pássaro que tudo via; Sol; A história de Aspar; Sonho da festa do sonho e O cuidador de corações.

O livro oferece histórias tocantes, com personagens cativantes, que facilmente podem gerar identificação com o leitor. Em Sabrina e seu casco, Guttmann conta a história da tartaruga Sabrina, e como ela abandona tudo aquilo que lhe pertencia para tentar ser aceita por uma borboleta. “Seu casco era ela mesma, com todo o peso, beleza, segurança, incerteza, tempo e espaço de sua história”, contextualiza a autora.

A obra “O cuidador de corações” faz parte da coleção Contos e Crônicas, e é indicado para crianças, adolescentes e para toda a família. Através das pequenas fábulas, a autora motiva para uma reflexão sobre as relações, os sentimentos e os valores importantes da vida, que não devem ser negligenciados, a fim de que os leitores reflitam sobre a necessidade de uma vida mais plena, realizada e em sintonia com seu interior.

Mônica Guttmann é psicóloga formada pela PUC-SP, em 1985. É arte-educadora, arteterapeuta e escritora. Em seu consultório, Mônica atende crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias como psicoterapeuta e arteterapeuta. Em seu trabalho, ela oferece assessoria e supervisão para profissionais e instituições de saúde e educação. Mônica ministra palestras e cursos sobre criação literária, arteterapia, educação e psicologia no Brasil e no exterior; possui diversos livros infantis publicados e escreve textos, artigos e crônicas em revistas e livros sobre arteterapia, psicologia e educação. Pela PAULUS Editora, Mônica publicou os livros “O presente”, “O trem e outras histórias”, “Ana e o mundo ao avesso”, “O imaginário da criança dentro de nós”, além das coleções “Descobrindo o mundo com Dóris” e “Armando”.