Novo título da PAULUS trata sobre os desafios na vida cristã e aponta caminhos para superá-los | Paulus Editora

Releases

21/09/2011

Novo título da PAULUS trata sobre os desafios na vida cristã e aponta caminhos para superá-los

Por adm

Título: A hora de Deus – A crise na vida cristã
Autor: Amedeo Cencini
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 352
Área de interesse: Teologia

“Crise” foi a palavra que guiou o padre Amedeo Cencini na produção de seu novo trabalho: A hora de Deus – A crise na vida cristã. A partir dela, o autor refere-se à realidade do mundo cristão e às suas expressões peculiares – a vida sacerdotal e religiosa – a fim de tornar as dificuldades ocasiões de crescimento no plano humano e espiritual.

Lançamento da PAULUS, o livro mostra como o termo “crise” tornou-se chave de leitura para mostrar a identidade da vida sacerdotal e religiosa hoje em dia, sendo impossível compreender adequadamente essas duas opções de vida sem captar seus atuais desafios.

“(…) essa situação não me desagrada de modo algum, nem me parece de nenhuma forma fora de lugar. A crise é componente normal da vida humana, acompanha-a como amigo fiel, embora amigo que perturba, quebra certos equilíbrios e às vezes é até devastador, é um amigo crítico”, afirma o autor.

Primeiramente, a obra apresenta as especificações terminológicas da palavra, para o leitor compreender exatamente o seu conceito. Em seguida, Cencini fala da “crise” na sua dimensão objetiva, ou seja, aquilo que coloca a pessoa em dificuldade, e na subjetiva, apontando o que o indivíduo experimenta e o grau de consciência da sua problemática.

“Em primeiro lugar, uma crise, de qualquer tipo, remete a um problema ou a uma situação de algum modo conflituosa, presente objetivamente na pessoa há mais ou menos tempo, com efeitos de distúrbio sobre o próprio indivíduo, normalmente mais consciente do mal-estar do que de sua raiz. Então, a primeira coisa a se fazer é procurar identificar esse problema ou essa situação problemática, e possivelmente não só nas suas expressões externas, mas também na sua origem profunda”, explica o autor.

Já na segunda parte, Cencini utiliza uma série de exemplos, frutos da sua vasta experiência no assunto, para se aprofundar no conteúdo das crises e nas áreas onde elas acontecem, como identidade, afetividade-sexualidade, vocação e fidelidade. Por fim, o autor fornece algumas indicações de reconhecimento e de prevenção desses obstáculos, tornando a presente obra um guia completo e repleto de ensinamentos.

Dividido em 12 capítulos, A hora de Deus – A crise na vida cristã, terceiro título de Amedeo Cencini pela PAULUS, tem linguagem acessível e visão clara sobre a temática, favorecendo novos debates e incentivando profundas e importantes reflexões na vida cristã.

Amedeo Cencini é sacerdote e religioso canossiano, professor de pastoral vocacional e formação para o discernimento na Universidade Salesiana, bem como de psicologia aplicada ao curso dos formadores na mesma universidade e na Universidade Gregoriana. Além disso, leciona no curso de teologia e direito organizado pela Congregação para a Vida Consagrada. Desde 1995, é consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Autor de inúmeros livros, alguns dos quais traduzidos no Brasil. Pela PAULUS publicou Virgindade e celibato hoje e A alegria – Sal da vida cristã.