Livro do teólogo J. B. Libanio reflete sobre os desafios da juventude atual e propõe maneiras de superar as dificuldades impostas pela pós-modernidade | Paulus Editora

Releases

26/04/2011

Livro do teólogo J. B. Libanio reflete sobre os desafios da juventude atual e propõe maneiras de superar as dificuldades impostas pela pós-modernidade

Por adm

Título: Para onde vai a juventude?
Autor: J. B. Libanio
Coleção: Juventude e Libertação
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 256
Área de interesse: Educação

A juventude é uma fase cheia de mistérios. A idade juvenil fascina pelo paradoxo da vulnerabilidade e da potencialidade. É um período marcado pela delicadeza do momento, que deixa para trás a serenidade e a segurança da infância, apesar de ainda não ter atingido a solidez da etapa adulta.

Preocupado com os perigos que a pós-modernidade pode trazer aos jovens e admirado pela beleza e pelo potencial dessa fase da vida, o teólogo e padre J. B. Libanio presenteia leitores de todo o Brasil com o seu trabalho: Para onde vai a juventude?

Publicado pela PAULUS, o livro se apresenta como um estudo exploratório, geral e de primeira aproximação. Nele, o autor formula tendências presentes no mundo jovem, as quais refletem o momento cultural atual e mostram como ele repercute no universo juvenil. “Toda análise supõe um olhar. Varia conforme essa mirada. Se os jovens descrevessem as próprias tendências, diriam coisas bem diferentes daquelas que o olhar adulto percebe. Por isso, é muito proveitoso discutir com eles essas mesmas tendências e ouvir o que eles dizem a respeito delas”, afirma Libanio.

Pensada para a pastoral da juventude, a obra tem como objetivo ajudar o jovem a conscientizar-se criticamente das tendências presentes na sua vida. Para isso, o autor utiliza o seguinte esquema: por razões didáticas, primeiro descreve-as, para em seguida dividi-las conforme o âmbito a que pertencem, como vida pessoal, vida escolar e acadêmica, relações comunitárias, mundo cultural, mundo religioso, sociedade e política. Depois as submete a breve análise valorativa a partir de critérios pastorais e, por fim, dá algumas sugestões.

Entre os diversos assuntos abordados, Libanio discorre sobre a maneira como os jovens de hoje lidam com seus relacionamentos amorosos e com a sua sexualidade, alertando sobre os perigos de algumas atitudes. “Rapazes e moças lidam com o sexo de modo realista e pragmático para bem e para mal. Eles estão mais bem informados de modo que diminuem as surpresas e os enganos. Pela via do conhecimento se tornam responsáveis, embora pela via afetiva sofram imaturidade irresponsável. Estamos diante de juventude realista, sem tabu, direta e transparente. Perderam o medo do sexo. Desmitificaram-no. Praticaram-no sem dificuldade já desde idade tenra. Banalizaram o sexo, assim como trivializaram a vida, a ética”, explica.

Ao final, o autor propõe uma dinâmica que serve para meditar sobre todas as tendências presentes no livro. Trata-se de uma atividade incentivadora para o jovem discutir sobre os obstáculos e desafios vividos no momento, além de permitir análises de sua postura com um olhar crítico e consciente.

Da coleção Juventude e Libertação, Para onde vai a juventude? é leitura imprescindível para quem se dedica à formação de uma juventude embasada em valores humanos e sociais, podendo ser utilizada na Igreja, na escola e em grupos de discussão.

J. B. Libanio é padre jesuíta, escritor e teólogo. Ensina no Instituto de Teologia Santo Inácio, em Belo Horizonte, e é vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.