Novena de Natal 2021: Jesus é a nossa esperança | Paulus Editora

Releases

10/11/2021

Novena de Natal 2021: Jesus é a nossa esperança

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Novena de Natal 2021: Jesus é a nossa esperança
Orgs.: Danilo Alves Lima e Pe. Luiz Miguel Duarte.
Coleção: Novenas e Orações
Acabamento: Grampeado
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 32
Área de interesse: Pastoral

Subsídio sugere itinerário de oração, reflexão e partilha para celebrar o Natal do Senhor

A PAULUS Editora apresenta ao público a “Novena de Natal 2021: Jesus é a nossa esperança”, organizada pelos redatores paulinos – Danilo Alves Lima e Pe. Luiz Miguel Duarte.

Com o objetivo de celebrar o Natal em família, grupos de pastorais de comunidades, paróquias, dioceses ou entre amigos, a PAULUS, em mais um ano, auxilia todos os fiéis a refletirem com um coração receptivo a vinda do filho de Deus, o Emanuel, o Deus conosco. No tempo de Natal, época em que os corações se abrem para acolher Jesus, a Editora aponta nesta pequena publicação caminhos para meditar o sentido real da celebração do Natal.

De acordo com os organizadores da Novena de Natal 2021, o Advento é, por excelência, o tempo de espera. Em meio a um ano repleto de desafios e provações, torna-se louvável esperar com alegria o nascimento de Jesus, o Salvador e Redentor do mundo que renova todas as coisas. Este ano, a Novena de Natal percorrerá os caminhos da esperança. Com João Batista, Maria e José, o conteúdo convida cada leitor a aprender a importância de viver e anunciar a esperança. Os autores enfatizam que por meio das meditações sugeridas, será possível esperar em Deus, apesar das tribulações e sofrimentos cotidianos.

Nesta perspectiva, este livro traz roteiros de encontros com reflexões bíblicas para celebrar o Natal do Senhor Jesus. Na obra, elaborada de forma clara, objetiva e com linguagem de fácil acesso, os leitores poderão partilhar sentimentos de alegria e gratidão, conhecendo as razões da esperança cristã, que não decepciona. Logo, terão acesso a orientações para preparar os encontros, além de meditações próprias para momento da novena, cânticos e orações.

O subsídio, totalmente ilustrado e colorido, apresenta nove encontros, o livro indica textos e orações para começar e concluir os temas. A obra está dividida em nove partes compostas por: acolhida; oração inicial; leitura bíblica dos Evangelhos; meditações exemplificadas com histórias da vida, reflexões seguidas de breves perguntas; momentos de partilha em grupo; palavra da Igreja; oração com a Palavra de Deus, preces da comunidade e oração final. Nos temas sugeridos para os encontros, os autores dão ênfase na palavra “esperança”, observando as ações de João Batista, Maria e José. Além das abordagens citadas, os temas irão refletir sobre as “tribulações da vida”, “os motivos para se alegrar e transmitir ao próximo”, “esperança e gratidão”, “as razões de nossa esperança”, “a esperança que não decepciona” e “Jesus a única esperança”.

Nas orientações práticas sobre a preparação dos encontros, os autores ressaltam que o ambiente pode ser preparado conforme o tema de cada dia, utilizando-se das orações e cantos indicados no inicio e final da Novena. Neste caminho de oração e partilha, a Novena de Natal 2021 pode ser uma ocasião favorável para que os cristãos descubram a beleza de celebrar o Natal e de esperar em Deus. Isto é, compreenderão por meio de cada encontro a riqueza da liturgia do Natal. Além disso, os encontros possibilitam a integração da comunidade, dos grupos e o fortalecimento da fé, da oração em família de forma presencial ou remota.