Novas perspectivas sobre a ciberdemocracia são assuntos de obra da PAULUS | Paulus Editora

Releases

18/10/2013

Novas perspectivas sobre a ciberdemocracia são assuntos de obra da PAULUS

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O futuro da Internet – Em direção a uma ciberdemocracia planetária
Autores: André Lemos e Pierre Lévy
Coleção: Comunicação
Acabamento: brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 264
Áreas de interesse: Comunicação

Analisar as transformações contemporâneas da esfera pública como resultado da expansão do ciberespaço, e considerar as novas possibilidades de desenvolvimento que essas mudanças proporcionam à democracia é a proposta de André Lemos e Pierre Lévy em O futuro da Internet – Em direção a uma ciberdemocracia planetária, lançamento da PAULUS.

Para pensar a ciberdemocracia a longo prazo, é apresentado um quadro dos seus primeiros passos, dando ênfase à descrição e à análise que clamam por um governo mundial ciberdemocrático, ou seja, por um novo tipo de Estado, transparente e a serviço da inteligência coletiva. Segundo os autores, alguns dirão, parcialmente com razão, que eles propõem uma utopia. “Em realidade, nos contentaremos em prolongar, elaborando-as, as tendências que nos parecem as mais significativas, e lançar ideia segundo a qual essas tendências parecem se inspirar”, explicam.

Dividido em 11 capítulos, O futuro da Internet – Em direção a uma ciberdemocracia planetária é excelente instrumento de estudo e propõe visões críticas sobre a ciberdemocracia, colaborando assim com alunos, professores, profissionais da área e interessados a se aprofundarem no assunto. Destacam, também, questões como a globalização, a opinião pública e a ética.

André Lemos é professor associado da Faculdade de Comunicação da UFBa; doutor em Sociologia pela Sorbonne; pós-doutor pela University of Alberta e McGill University, Canadá, 2007-2008; pesquisador 1 do CNPq; autor de diversos artigos e livros nacionais e internacionais sobre cibercultura. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, COMPÓS (2003-2005). Atualmente é membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq para a área de Comunicação (2009-2012).

Pierre Lévy é um filósofo que dedicou sua vida profissional ao entendimento das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, à promoção de sua melhor utilização social e ao estudo do fenômeno da inteligência humana coletiva. Escreveu dezenas de livros sobre esse assunto que foram traduzidos para mais de 12 línguas e são utilizados em muitas universidades ao redor do mundo. Atualmente leciona no departamento de comunicação da Universidade de Ottawa (Canadá), onde detém uma cadeira de pesquisa em Inteligência Coletiva. Pierre Lévy é membro da Sociedade Real do Canadá e recebeu vários prêmios e distinções acadêmicas.