Mulheres à frente de seu tempo | Paulus Editora

Releases

08/03/2017

Mulheres à frente de seu tempo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Livro: Mulheres à frente de seu tempo

Autor: Vv. Aa.

Catálogo: Hagiografia

Acabamento: Brochura

Formato: 13,5 cm x 21 alt

Páginas: 120

Obra apresenta histórias de santas e seus desafios em cada época.
“Uma Igreja sem as mulheres é como o Colégio Apostólico sem Maria.”

Mulheres à frente de seu tempo apresenta 23 perfis de santas relatados por estudiosos e estudiosas, escritores e escritoras, historiadores e historiadoras, jornalistas, fiéis e leigos, nomes de inquestionável prestígio, que narram a vida de uma santa com a qual tiveram ou uma experiência de fé ou uma relação de estudo.

São mulheres que foram protagonistas na história da Igreja, todas apresentadas com suas diferenças e particularidades, assim como as dificuldades do sexo feminino em cada época e algumas injustiças praticadas contra elas.

Ritanna Armeni, responsável pelo prefácio, pontua que os casos de santidade feminina ultrapassam os 1.500 e que são uma minoria em relação aos mais de 9.000 casos de santidade masculina. “É quase certo que, durante muito tempo, a santidade feminina tenha sentido a força negativa do estereótipo: apareceu ligada a uma função de serviço, ainda que sublime, a uma obediência carente de consciência, a uma abnegação absoluta e natural”, diz.

Isabel, Petrolina, Cecília, Inês, Catarina de Alexandria, Martinha, Ágata, Luzia, Clotilde, Clara de Assis, Rosa, rainha Isabel, Brígida, Catarina de Sena, Rita, Francisca Romana, Joana d’Arc, Teresa de Ávila, Madalena de Canossa, Francisca Cabrini, Bakhita, Teresa de Lisieux, Teresa Benedita da Cruz. As protagonistas citadas apresentam coragem, liberdade, autonomia; virtudes modernas que as mulheres de hoje buscam praticar em uma síntese difícil, motivo pelo qual são exemplos e, mesmo anos depois, modelos para quem busca reencontrar a capacidade de viver uma existência completa, livre dos pesos dos hábitos e das escravidões pessoais.