Moral Catequética – Formação de Teologia Moral para catequistas | Paulus Editora

Releases

24/11/2021

Moral Catequética – Formação de Teologia Moral para catequistas

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Moral Catequética – Formação de Teologia Moral para Catequistas
Autor (a): Frei Nilo Agostini
Coleção: Teologia para Catequistas
Acabamento: Brochura
Formato: 15.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 144
Área de interesse: Catequese

Obra de Frei Nilo Agostini relaciona “Ética, moral e catequese”, temas importantes para a caminhada cristã

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “Moral Catequética – Formação de Teologia Moral para Catequistas”, de autoria de Frei Nilo Agostini, busca apresentar ao público, de modo especial aos catequistas, a importante contribuição da moral Católica para a ação evangelizadora na Pastoral Catequética.  O intuito nesta publicação é estabelecer uma relação entre ética, moral e catequese, resgatando as contribuições da moral católica para o exercício de uma catequese renovada, conforme orienta o Diretório Geral da Catequese (DGC 4) e a própria Doutrina da Igreja Católica que segue as atualizações e orientações do Concílio Vaticano II.

De acordo com esta publicação, a formação ética e moral é uma tarefa indispensável, pois educa a consciência, alimenta o espírito e o projeto de vida segundo Jesus, e lança as bases para atitudes sólidas e ações coerentes. Assim, o Diretório Nacional para a Catequese, aprovado na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, aponta a necessidade de uma formação para catequistas que seja igualmente moral, somando com a formação humana, bíblica e litúrgica. Com efeito, este livro revisita o campo da moral, especialmente no modo como é cultivada pela Igreja.

Nesta perspectiva, Frei Nilo fala da necessidade uma formação moral na catequese trazendo a seguinte questão: “Como a teologia moral, a moral católica apoia a catequese com respaldos para responder aos desafios de uma sociedade em constantes mudanças?” Para refletir essas e outras questões, a obra está dividida em seis capítulos que discorrem sobre os temas: “A ética e a moral em meio aos desafios de nosso tempo”; “O desenvolvimento histórico da moral católica”; “As coordenadas básicas da moral católica”; “O mal, o pecado original e a culpabilidade”; O pecado: conceitos e desdobramentos e “As virtudes.”.

Na publicação, Frei Nilo explica que a ética e a moral são temas essenciais no amadurecimento da fé e no crescimento humano de todos os que, como cristãos e católicos, queiram traduzir a inspiração originária que brota do Evangelho na prática de suas vidas. Segundo o autor, diante da crise vivida na atualidade, marcada sobretudo, pela perda do consenso de valores fundamentais, e diante do pluralismo e da diversidade na vida em sociedade, faz-se necessário resgatar a ética, pois ela auxilia na avaliação e na depuração de tudo que venha a compor a vida humana, nos níveis pessoal, psicoafetivo, familiar, comunitário-social e espiritual.

Em suma, a obra leva o leitor a compreender como a ética faz parte das diversas ações e atitudes da vida cotidiana e como a moral é necessária para dizer o que é preciso viver e fazer, tendo em mente o cultivo integral da pessoa humana. Além disso, o conteúdo permite identificar as riquezas que a Sagrada Escritura oferece à teologia moral, de modo especial com  coordenadas que orientam a vida cristã. O livro é destinado aos catequistas de todo Brasil que se dedicam à evangelização em meio aos desafios dos dias atuais.

Nascido em Indaial-SC, Nilo Agostini é doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo (França), onde obteve também o diploma de estudos aprofundados e o mestrado em Teologia. Fez seu pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. É autor de quase duas dezenas de livros e de várias dezenas de artigos publicados em periódicos especializados e participou de um bom número de obras coletivas. É religioso franciscano (ofm) e sacerdote. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Teologia e da Educação, com ênfase na Ética e na Moral.