Ministério da presidência – a arte de presidir a Eucaristia | Paulus Editora

Releases

10/06/2020

Ministério da presidência – a arte de presidir a Eucaristia

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Ministério da presidência. A arte de presidir a Eucaristia.
Autor: Pe. José Freitas Campos
Coleção: Liturgia Pastoral
Acabamento: Brochura
Formato: 13. 5 cm x 21 cm
Área de interesse: Liturgia

Obra oferece formação para quem se prepara para o ministério da presidência.

“Presidir é estar à frente de uma assembleia e agir em seu nome, promovendo a participação e a união”.

O autor José Freitas Campos traz como princípio norteador da reflexão proposta nesta obra, a Sacrosanctum concilium, a reforma litúrgica pós-conciliar e a experiência eclesial de mais de meio século. O livro é uma formação acerca do tema, onde o objetivo é que o leitor possa valorizar a liturgia como ação e festa do povo de Deus que necessita ser animada e celebrada por todos e todas sob a coordenação do presidente da assembleia litúrgica.

O autor destaca que toda ação litúrgica celebrada requer uma técnica, um novo jeito, um novo ardor, uma nova expressão e um estilo próprio e explica que toda a assembleia do povo de Deus é chamada a preparar, celebrar, participar e animar a festa litúrgica, mas um só é chamado a presidir. O termo presidir vem da língua latina prae-sedere-prae-sedens, que significa estar sentado adiante: “O sentar-se à frente é estar vigilante para que tudo se desenvolva bem, de modo que, com a presidência, a participação de todos e todas alcancem os objetivos. E isso é um serviço e um verdadeiro ministério”, diz José Freitas.

Como podemos presidir as celebrações? O que compete ao presidente? Um bom presidente é conectado com o povo; Presidir é comunicar e comunicar-se; Roteiro da presidência; Formação do presidente da celebração; Atores da celebração eucarística; A animação de uma celebração litúrgica; A expressão corporal; Fidelidade e criatividade; Qual é o lugar da presidência; A veste litúrgica são alguns temas centrais da obra.

O livro é destinado aos mais de 25 mil sacerdotes que presidem as assembleias litúrgicas que celebram no país, aos bispos e diáconos, aos jovens seminaristas que se preparam para o ministério da presidência e aos leigos e leigas que presidindo as celebrações dominicais necessitam de uma formação litúrgica mais aprofundada.

 Pe. José Freitas Campos Natural de Senador Elói de Sousa-RN, foi ordenado presbítero da Igreja de Natal em 1975. Estudou, inicialmente, em sua terra natal e, depois, no seminário central da Imaculada Conceição do Ipiranga, em São Paulo, após concluir o curso de letras Neolatinas na UFRN. Fez mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana e no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, com especialização em Liturgia e Sacramentos. É membro do clero da Arquidiocese de Natal e muito conhecido por suas composições musicais para a liturgia e a animação pastoral.