Metodologia Exegética do Novo Testamento | Paulus Editora

Releases

17/01/2024

Metodologia Exegética do Novo Testamento

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Metodologia Exegética do Novo Testamento
Autor: Santiago Guijarro
Coleção: Academia Bíblica
Acabamento: Brochura
Páginas: 208
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Bíblica

Manual apresenta um itinerário formativo para os interessados na arte da exegese: a interpretação minuciosamente de uma obra literária

Introduzir os interessados na arte da exegese é a principal finalidade da obra “Metodologia Exegética do Novo Testamento”, novo título da coleção “Academia Bíblica”. Escrito por Santiago Guijarro e publicado pela PAULUS Editora, o subsídio busca definir o referencial da exegese, o estudo crítico da Bíblia e a ampliação da sua interpretação.

A obra tem início com a análise crítica da Bíblia, sua linguística, retórica, narrativa e história, sendo concluída com a apresentação do estudo contextual a partir da percepção sociocultural do mais importante livro da humanidade.

Dividido em duas partes, a primeira trata do marco teórico da exegese. Além da leitura atenta dos textos sagrados, Santiago Guijarro convida a refletir os temas da exegese e hermenêutica. Já a segunda parte busca apresentar de forma detalhada em quatro blocos, os sete procedimentos básicos deste método. Entre as abordagens, estão as temáticas: fixação do texto e os estudos sincrônico, diacrônico e contextual.

Ao longo do prólogo, o autor reafirma que a exegese é uma arte e não uma ciência, realçando que para bem compreendê-la e executá-la, é necessário dedicar-se aos seus estudos teóricos e práticos. É neste sentido que a obra enfatiza a análise qualificada da realidade, das tarefas preparatórias indispensáveis para realizar o estudo dos textos e a abordagem a partir de três pontos de vista fundamentais: a sua forma final (sincronia), a sua história (diacronia) e o seu entorno (contexto).

Segundo a obra, pensar na leitura do Novo Testamento a partir desta metodologia corresponde ao interesse de progredir no conhecimento sobre os textos ali escritos, uma vez que o sentido etimológico da palavra “método” diz respeito ao caminho realizado para se alcançar um objetivo.

Por isso, o método é apresentado nessa obra como um conjunto de procedimentos ordenados de maneira sistemática, estruturada e controlada para alcançar uma finalidade. O livro é indicado para estudantes das áreas de licenciatura, doutorandos em Teologia Bíblica ou outros cursos dedicados aos estudos bíblicos.

Ao longo dos capítulos, para bem atender este público e suas necessidades, o manual aprofunda os princípios da “metodologia exegética” e da “metodologia de pesquisa”, compostos por procedimentos ordenados para explicar o texto e elaborar um trabalho acadêmico, respectivamente.

Santiago Guijarro nasceu no ano de 1957. É catedrático de Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Universida de Pontifícia de Salamanca. Dirigiu La Casa de la Biblia de 1982 a 1997, período em que promoveu a divulgação da Bíblia e dirigiu uma nova tradução que ficou pronta em 1992. Pertence à Hermandad de Sacerdotes Operarios Diocesanos. Entre suas obras, destacam-se as seguintes: Fidelidades en conflicto (1998); Jesús y sus primeros discípulos (2007); Servidores de Dios y esclavos vuestros (2011); Los evangelios: memoria, biografía, Escritura (2012); Los dichos de Jesús (2014); La primera evangelización (2016); Los cuatro evangelios (2010; nova edição ampliada: 2021).