Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião | Paulus Editora

Releases

12/05/2014

Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Luiz Lua Gonzaga Estrela: O rei do baião
Autor (a): Dílvia Ludvichak
Ilustrações: Simone Matias
Coleção: Brasil
Acabamento: Brochura
Formato: 18.5 (larg) x 27.5 (alt)
Páginas: 64
Área de interesse: Literatura Infantil

Em Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião, Dílvia Ludvichak e Simone Matias, com versos e ilustrações,
aproximam o jovem leitor da vida de um dos mais importantes compositores brasileiros

“Sou apaixonada por Luiz Gonzaga desde criança. Por influência de meu pai, sempre gostei de músicas que contam histórias e Gonzagão sabia fazer isso como ninguém. As histórias nos ajudam a guardar nossa melhor memória”, conta Dílvia Ludvichak ao se referir sobre a sua mais recente obra.

O livro é composto de versos e ricas ilustrações que retratam, com criatividade, toda a história do Rei do Baião. As ilustrações foram desenhadas a lápis e pintadas com tinta acrílica. Elas retratam Exu, cidade pernambucana, onde Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu. Para elaboração do livro, foram feitas pesquisas das paisagens da cidade, dos personagens, instrumentos musicais, roupas e biografia. As cores foram escolhidas de modo que acompanhassem a atmosfera de cada desenho.

Músico, ator, cantor, compositor, apresentador de televisão e contador de causos, Rolando Boldrin, assina o prefácio de Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião. Ele, que também inspira seus fãs pela forma como conta causos, empresta o seu talento para esta homenagem a “Gonzagão”.

A autora conta que escrever em versos é um desafio, mas é o seu jeito favorito. Além disso, ela elegeu o público infantojuvenil como o seu preferido desde sua primeira obra, Na Cozinha do Chef Brasil, PAULUS, 2011. “Escrever para crianças é falar um pouco da vida sem melindres, sem reservas, é mostrar-se”, completa ela.

“Seu legado, tão grandioso – seu moço, digo com gosto -, nunca há de ser em vão.
Sua marca, sua música, seus filhos de coração.
Rosinha e Gonzaguinha dividem o pai que tiveram com toda a nossa nação”.

Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião, embora feito para o público infantojuvenil, irá encantar também leitores adultos. Traz significados de expressões nordestinas, como: aperreação, arretado, baião, cafundó, carecer, entre outras. Fala, também, sobre a variedade de Sanfonas (principal instrumento musical do artista) existentes no Brasil.

Sou Dílvia Ludvichak, nasci em Lages, SC, mas desde muito cedo, da boleia do caminhão do meu pai, tive o privilégio de ver, ouvir e experimentar histórias de todo o Brasil. Estudei jornalismo e agucei ainda mais a minha curiosidade e a minha vontade de contar minhas próprias histórias. Mais tarde, com a chegada do Nickolas na minha vida, chegou também o desejo de escrever livros e espalhá-los pelos lugares por onde passei e pelos muitos por onde ainda irei passar. Meu filho e meus livros traduzem o meu melhor. Sou apaixonada por histórias, as dos livros e as das pessoas que contam histórias. Luiz Gonzaga cedeu, generosamente, trilha sonora a um bocado de momentos da minha vida. Escrever sobre ele foi, também, a forma que encontrei de lhe dizer obrigada!

Simone Matias Descobri a ilustração infantil em um intercâmbio nos EUA no ano 2000. Eu era babá de três crianças e elas tinham muitos e muitos livros. Eu me apaixonei pelas lindas imagens que uma bela história pode trazer e fiquei sonhando trabalhar com tintas, cores e texturas. Assim, redescobri a Simone menina, que passava horas rabiscando na lousa pendurada na parede de casa. Enquanto perseguia meu sonho, fiz muitas coisas, fui vendedora, tradutora e professora de inglês. Estudei desenho e pintura nos EUA e no Brasil, e ilustração em Sarmede, na Itália. Ilustrei minha primeira história em 2006 e hoje tenho mais de 40 livros publicados. Vivo meu sonho todos os dias, transformando palavras em imagens. Minhas ilustrações integraram a exposição Traçando Histórias, na Feira do Livro de Porto Alegre, em 2010 e 2012 e a exposição do 15o Salão FNLIJ do Livro/2013, no Rio de Janeiro. Para saber mais sobre meu trabalho visite meu site: www.simonematias.com.br