Livro reúne ensaios que buscam mapear o movimento do pensamento filosófico sobre o homem | Paulus Editora

Releases

22/06/2012

Livro reúne ensaios que buscam mapear o movimento do pensamento filosófico sobre o homem

Por adm

Título: Natureza humana em movimento – Ensaios de antropologia filosófica
Organizadores: Anor Sganzerla, Antonio José Romera Valverde e Ericson Falabretti
Coleção: Filosofia
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 440
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

O homem é um dos principais temas da Filosofia. Pensadores de todos os tempos refletiram acerca dele como o animal mais diferenciado da natureza, seja pela inteligência, seja pela linguagem, seja pelos sentidos. A partir dessa perspectiva, a PAULUS (www.paulus.com.br) lança Natureza humana em movimento – Ensaios de antropologia filosófica.
Organizado por Anor Sganzerla, Ericson Falabretti, ambos doutores em Filosofia, e Antonio José Romera Valverde, doutor em Educação, o livro apresenta 36 textos que discutem antropologia a partir de grandes clássicos, como Platão, Aristóteles,Tomás de Aquino, Rousseau, Hegel, Kant, entre muitos outros.

Cada um foi escrito por um pesquisador diferente, com o objetivo de aproximar a Filosofia das diferentes ciências intimamente ligadas ao discurso filosófico sobre o homem: Direito, Psicologia, Sociologia, Pedagogia, Teologia são apenas algumas delas.

“O grande mérito deste livro é explicitar as propostas fundamentais de reflexão filosófica sobre o ser humano que se articularam no pensamento ocidental. A filosofia vive fundamentalmente do diálogo crítico recíproco entre suas diversas propostas, na busca de formas cada vez mais adequadas para a realização de seu objetivo. Este livro fornece precioso material para a realização dessa tarefa no que diz respeito ao saber do ser humano sobre si mesmo”, afirma Manfredo de Araújo de Oliveira, doutor em Filosofia pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique, no prefácio.

Algumas indagações como “O que define o homem?” e “Existe um a priori que deve ser buscado como a chave explicativa da natureza humana, ou, ao contrário, o homem pode ser compreendido apenas pela sua condição no mundo?” são um convite à reflexão sobre esse antagonismo, fonte de inspiração para muitas teses filosóficas. Porém, este trabalho não tem a pretensão de dar respostas definitivas, mas sim apresentar os principais pensadores que enfrentaram o problema, orientando o leitor a construir a sua própria resposta.

Natureza humana em movimento – Ensaios de antropologia filosófica pertence à coleção Filosofia, que tem mais de 30 títulos sobre os mais diversos temas estudados pela disciplina, como História da Filosofia, Filosofia da Religião, Metafísica: Curso Sistemático, Filosofia da Comunicação, entre outros.

Anor Sganzerla é doutor em Filosofia (UFSCAR), mestre em Filosofia (PUC-SP); especialista em História, Sociedade e Cultura (PUC-SP); graduado em Teologia (ITESP) e em Filosofia (PUC-PR). Professor do Curso de Filosofia da PUC-PR. Autor de artigos sobre Filosofia, com destaque aos temas da ética e da técnica. É um dos organizadores e também autor da obra Ética em Movimento, publicada pela PAULUS. Desenvolve pesquisas nas linhas da ética e da política.

Antonio José Romera Valverde é doutor em Educação pela UNICAMP, bacharel e licenciado em Filosofia pela FFNSM. Professor titular do Departamento de Filosofia da PUC-SP e professor da cadeira de Filosofia da EAESP-FGV. Líder do Grupo de Pesquisa “Renascimento: Ética, Política e Religião” (PUC-SP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa “Filosofia Política Contemporânea” (PUC-SP/CNPq). Coeditor da Revista de Filosofia Aurora. Organizador da obra Maurício Tragtenberg – 10 anos de Encantamento (EDUC/FAPESP). Autor de diversos artigos acerca da Filosofia do Renascimento e de Filosofia Política.

Ericson Falabretti é mestre e doutor em Filosofia (UFSCAR); graduado em Filosofia (UFPR). Atualmente é professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolve pesquisas nas áreas da ética e da epistemologia. É um dos organizadores e também autor da obra Ética em Movimento, publicada pela PAULUS.