Livro reflete sobre o Diaconato permanente, ministério que terá suas diretrizes atualizadas e apresentadas na 49º Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, SP | Paulus Editora

Releases

16/02/2011

Livro reflete sobre o Diaconato permanente, ministério que terá suas diretrizes atualizadas e apresentadas na 49º Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, SP

Por adm

Título: Diaconia da Palavra
Autor: Julio Cesar Bendinelli
Coleção: Comunidade e missão
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Paginas: 248
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Oferecer uma instigante reflexão sobre o diaconato permanente (grau de sacramento da Ordem da Igreja Romana que pode ser conferido a homens casados) e o sentido específico de seu ministério da Palavra no campo da evangelização à luz do Concílio Vaticano II e dos documentos do magistério pós-conciliar. Essa é a proposta de Julio Cesar Bendinelli em seu novo trabalho: Diaconia da Palavra – O ministério e a missão do diácono permanente, da PAULUS.

A obra vem agregar às discussões de um dos temas tratados na 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), de 4 a 13 de maio deste ano. Na ocasião, será apresentada a atualização das Diretrizes do Diaconato Permanente, em vigor desde 2003. Com a anuência da CNBB, o novo texto seguirá para Roma, para aprovação da Congregação para a Educação Católica.

Justamente por ser um assunto de extrema importância para a Igreja no Brasil – segundo dados da CNBB, existem mais de 2 mil diáconos permanentes no país – é que Julio Cesar Bendinelli motivou-se a trazer uma excelente contribuição em vista da configuração organizativa e teológica desse ministério, tanto na Igreja Católica quanto nas demais Igrejas e comunidades eclesiais.

“Setores da Igreja têm buscado um contraponto em orientações oficiais e oficiosas que enfatizam o ministério da Caridade como sua nota característica. Com isso, tarefas relacionadas à pregação e ao ensino são imediatamente colocadas sob suspeita por fugirem do que se convencionou ser o específico do ministério diaconal, uma opinião que parece ter conquistado certo consenso, mesmo velado, entre os ‘partidos’ pró-liturgia ou pró-caridade”, explica.

Estruturado em três capítulos, o livro permite identificar e compreender a relevância deste trabalho para a Igreja em sua demanda missionária. Primeiramente, o autor aborda o ministério do diácono permanente e as mudanças sofridas em virtude das várias reformas conciliares advindas da proposta de retorno às fontes, alusão às redescobertas litúrgicas dos primeiros tempos da Igreja. Depois, o teólogo trata do serviço do diácono permanente à mesa da Palavra e, por fim, reflete, entre outras questões, sobre um lugar sustentável e relevante para o ministério diaconal, analisando os esquemas que, muitas vezes, denominam o diácono como ministro adjunto ou ministro de emergência.

“É desnecessário dizer que são esquemas limitados e limitantes, dos quais buscamos nos desvencilhar, com vistas a aprofundar a discussão sobre o lugar teológico, eclesial e sociológico do diácono permanente como ministério necessário para melhor cumprimento da missão salvífica da Igreja, graças a uma atenção mais adequada à tarefa evangelizadora”, argumenta.

Com linguagem simples e didática, a obra conta ainda com uma belíssima conclusão, na qual o autor faz uma síntese de todo o conteúdo discutido, e com alguns anexos (discursos, audiências, homilias e textos do Papa João Paulo II relacionados ao tema “diaconato permanente”).

Da coleção Comunidade e Missão, Diaconia da Palavra – O ministério e a missão do diácono permanente é obra inovadora que vem preencher uma importante lacuna em relação às publicações do gênero, geralmente dedicadas apenas à liturgia ou à caridade.

Julio Cesar Bendinelli é mestre em Teologia, especialista em Comércio Exterior, bacharel em Ciências Econômicas e bacharel em Teologia. É funcionário público, maestro, professor universitário e de cursos de Sagrada Escritura e Teologia, coordenador de formações e cursos diversos para agentes pastorais e ministros leigos na Igreja Católica.