Livro propõe debates sobre o aquecimento global pela ótica da teologia | Paulus Editora

Releases

28/04/2011

Livro propõe debates sobre o aquecimento global pela ótica da teologia

Por adm

Ficha Técnica
Título: Um novo clima para a teologia – Deus, o mundo e o aquecimento global
Autora: Sallie McFague
Coleção: Teologia Hoje
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 272
Área de interesse: Teologia

A teologia, no contexto das mudanças climáticas, deve concentrar-se na desconstrução e na reconstrução de duas doutrinas básicas: quem somos nós e quem é Deus. Essa é a ideia norteadora do novo trabalho da teóloga Sallie McFague, Um novo clima para a teologia – Deus, o mundo e o aquecimento global.
Lançamento da PAULUS, a obra, além de investigar a noção distorcida de desejo ilimitado, estimulante do nosso sistema de mercado, também apresenta uma ideia alternativa da missão do ser humano e do que uma economia sustentável e justa pode significar para um universo de amor divino e liberdade.

Os primeiros dois capítulos reúnem reflexões sobre o aquecimento da Terra e seu sentido para a teologia, servindo como fundamento para a compreensão de todo o conteúdo oferecido. “É crucial, acredito, que a teologia seja feita no âmbito da cosmovisão científica contemporânea; por isso, uma leitura atenta da nossa situação empírica é o necessário ponto de partida”, afirma a autora.

Sallie também explica a ligação entre a teologia e o aumento das temperaturas no nosso planeta, relação não muito óbvia e nem de fácil compreensão. “(…) a teologia deve abordar o aquecimento global porque uma das marcas básicas da Igreja é sua catolicidade ecológica, que deve ser vivida num contexto político. Em outras palavras, a fé cristã tem compromisso com uma existência justa e sustentável de todas as criaturas de Deus”, justifica.

Nesse contexto, o livro indica dois desafios atuais para as mudanças climáticas sob o ponto de vista da autora: o serviço a Deus e à ecologia urbana num contexto pós-moderno, e propõe uma série de questionamentos, provocando profundas meditações no leitor, como “Uma teologia que cultua Deus e se compadece do próximo seria digna de crédito no pensamento pós-moderno?”, “Que espécie de teologia seria apropriada para se ocupar das imensas necessidades e desejos de energia das cidades do século XXI com populações de doze milhões ou mais?”, entre outras indagações.

O presente título também trata dos sentimentos de desespero e esperança do ser humano em relação à atual conjuntura do planeta e à postura do homem contemporâneo. Segundo a autora, muitas pessoas, inclusive crianças, morrem mais por conta das mudanças climáticas do que por atos terroristas, e essa morte, mais lenta e, em geral, invisível, é capaz de justificar a nossa negação e indiferença diante da situação.

“(…) passei a acreditar que cada um de nós reflete um aspecto singular da glória de Deus – e é esse aspecto que somos chamados a nos tornar. Não se espera que salvemos o mundo ou nos tornemos alguma outra pessoa ou alguma outra coisa: apenas nós mesmos. Nós nos tornamos nós mesmos reconhecendo a nossa radical dependência de Deus e do nosso planeta: descobrimos que o nosso lugar está dentro de Deus, e com e para outras criaturas. Isso é quem somos”, finaliza a autora.

Com temática atual, Um novo clima para a teologia – Deus, o mundo e o aquecimento global pertence à coleção Teologia Hoje e é leitura imprescindível para leigos, religiosos, estudantes de teologia, sacerdotes e todos os interessados em compreender a importância e o papel da teologia nos debates acerca das mudanças climáticas, assunto urgente e oportuno.

Sallie McFague é uma distinta teóloga da Vancouver School of Theology, na Colúmbia Britânica (Canadá), e professora emérita de Teologia da Vanderbilt Divinity School, onde ensinou por trinta anos. Entre seus muitos livros importantes estão: Metaphorical Theology (1982), Models of God (1987), The Body of God (1993), Super, Natural Christians (1997), e Life Abundant: Rethinking Theology and Economy for a Planet in Peril (2001).