Livro da PAULUS traz estudo sobre as CEBs e seus desafios nos dias de hoje | Paulus Editora

Releases

14/03/2013

Livro da PAULUS traz estudo sobre as CEBs e seus desafios nos dias de hoje

Por Imprensa

Serviço
Título: CEBs e os desafios do mundo contemporâneo
Autor: Francisco Orofino / Sérgio Ricardo Coutinho / Solange S. Rodrigues (Orgs.)
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 240
Área de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

As Comunidades Eclesiais de Base – CEBs são comunidades que seguem a tradição dos tempos passados, mas, ao mesmo tempo, estão antenadas aos desafios do tempo presente. Elas preservam a herança do Vaticano II, dos documentos do Magistério da igreja latino-americana e da caminhada pastoral da igreja aqui no Brasil.

O livro CEBs e os desafios do mundo contemporâneo, organizado por Francisco Orofino, Sérgio Ricardo Coutinho e Solange S. Rodrigues, reúne uma série de contribuições e reflexões sobre estes desafios enfrentados pelas comunidades atualmente, pois, de acordo com a obra, voltar a olhar com carinho para as CEBs é a melhor maneira de celebrar o Concílio Vaticano II.

“As CEBs surgiram em um conjunto de iniciativas pastorais que repercutiram o Concílio Vaticano II em nosso continente que, por sua vez, apontava para três grandes desafios: a descolonização, pedindo que cada igreja revelasse sua identidade; a descentralização, pedindo que surgissem classes de comunhão e participação e a desclericalização, que convoca o protagonismo dos leigos (as) para a missão”, relata Francisco Orofino, coordenador do Programa Religião e Sociedade do Iser Assessoria.

Já o livro surgiu, a partir de seminários de preparação para assessores (as) de CEBs, promovidos por uma parceria entre o Iser Assessoria e o Setor CEBs da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB. O evento teve como tema “CEBs e os desafios do mundo contemporâneo” e reuniu diversos especialistas da temática abordada, palestras que resultaram na organização e desenvolvimento da obra apresentada.

CEBs e os desafios do mundo contemporâneo é dividido em quatro partes. A primeira traça a caminhada histórica das CEBs desde o Vaticano II até a Aparecida, já a segunda trata da identidade e diversidade das comunidades. Na terceira, os organizadores abordam o tema central do livro: as CEBs diante dos desafios do mundo contemporâneo e, por fim, a quarta, traz uma contribuição sobre o papel de um assessor e de uma assessora pastoral nas comunidades.

No final do quarto capítulo, há ainda uma conclusão com alguns itens que marcam o testemunho do agente de pastoral, apresentado a partir de um texto de dom Pedro Casaldáliga: Os traços do homem novo e da mulher nova, suficiente para quem deseja conhecer e se aprofundar ainda mais sobre o papel da assessoria pastoral.

“As CEBs constituem uma das mais significativas experiências da igreja católica na América Latina, traz um ‘novo modo de ser igreja’. Elas são um bom exemplo para quem busca relançar, retomar e reanimar o espírito conciliar na igreja Católica. Esta é, sem dúvida, a melhor maneira de celebrar os 50 anos do Vaticano II”, conclui Francisco.