Livro da PAULUS percorre os Evangelhos apócrifos e traz informações importantes sobre esses escritos | Paulus Editora

Releases

05/09/2012

Livro da PAULUS percorre os Evangelhos apócrifos e traz informações importantes sobre esses escritos

Por Imprensa

Serviço
Título: Evangelhos Apócrifos
Autor: Luigi Moraldi
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 396
Área de interesse: Bíblica

A palavra “apócrifo” vem do grego e significa “escondido”, “secreto”, “não autêntico”. Sendo assim, os evangelhos apócrifos pretendem preencher a vida de Jesus, Maria e José com narrativas fantásticas e irreais, acrescentando dados e fatos ausentes nos evangelhos canônicos.

“Desses Evangelhos apócrifos podemos dizer que são realistas, agradáveis, atraentes e naturais, mas ao lê-los não podemos nos esquecer de que estão repletos de doutrina, e que a pregação cristã primitiva certamente estava mais próxima desses Evangelhos do que das quatro sínteses dos Evangelhos canônicos”, explica Luigi Moraldi em sua obra Evangelhos Apócrifos.

Publicado pela PAULUS, o título tem como objetivo “reviver” a vida de Jesus a partir desses evangelhos, dividindo-a em três fases: infância, vida pública, paixão e ressurreição. Primeiramente, o autor fornece explicações sobre o termo “apócrifo”, além de elucidar aspectos como quais são os primeiros testemunhos dessa literatura apócrifa, quais suas características, como surgiram e se desenvolveram, entre outros.

Em seguida, Moraldi percorre alguns desses antigos manuscritos sobre a trajetória do filho de Deus, apresentando as misteriosas narrativas e oferecendo nova luz sobre o evento mais importante da humanidade.

“O leitor é convidado a penetrar nos delicados e profundos textos referentes à infância, a verificar o realismo das palavras secretas referidas pelo Evangelho copta de Tomé e a reconsiderar a personalidade e a ação de Pilatos e os acontecimentos posteriores à ressurreição; notará as linhas realistas, insólitas e de autêntica ortodoxia, e verá quadros transbordantes de realidade de ontem e de hoje”, conclui o autor.

Evangelhos Apócrifos conta ainda com vastas notas de referência, lista com abreviaturas bilbiográficas, índice bíblico e índice geral, elementos que facilitam a leitura e ajudam na compreensão do tema proposto.

Luigi Moraldi é o mais conhecido estudioso italiano dos Apócrifos do Novo Testamento, e sua autoridade foi claramente reconhecida também no exterior. Foi professor de hebraico, línguas semíticas comparadas e filologia semítica na Universidade de Pavia.