Obra da PAULUS apresenta reflexões sobre filósofa e teóloga Simone Weil | Paulus Editora

Releases

10/06/2013

Obra da PAULUS apresenta reflexões sobre filósofa e teóloga Simone Weil

Por Imprensa

Serviço
Título: A pobreza e a graça – Experiência de Deus em meio ao sofrimento em Simone Weil
Autor: Alexandre Andrade Martins
Coleção: Filosofia em questão
Acabamento: Costurado
Formato: 12 cm x 18 cm
Páginas: 296
Área de interesse: Filosofia e ciências humanas

O tema do sofrimento, da pobreza, e experiência da graça chama a atenção para a condição humana. Ter consciência da autêntica condição de fragilidade humana é doloroso e muitos procuram negar. A partir dessas afirmativas, Alexandre Andrade Martins convida o leitor a conhecer sua obra, A pobreza e a graça – Experiência de Deus em meio ao sofrimento em Simone Weil, lançamento da PAULUS.

Este livro, de acordo com autor, é resultado de pesquisas sobre Simone Weil, judia-cristã de origem francesa, filósofa e teóloga da primeira metade do século XX. Weil morreu aos 34 anos, mas teve uma experiência marcada pelo comprometimento com o estudo filosófico, na busca pela verdade e solidariedade com os mais oprimidos. Sendo fiel aos seus propósitos filosóficos e existenciais, sentiu na própria pele o sofrimento da existência. Essa tortura que afeta todas as dimensões da existência humana, ela chamou de malheur.

“O malheur é o termo utilizado por Simone Weil, para se referir à pior experiência de degradação possível no ser humano”, explica o autor. “Este livro versa sobre como o malheur e a graça estão presentes na vida e no pensamento de Simone Weil, a partir de cartas e pequenas obras que escreveu, reunidos no livro Attente de Dieu. O livro apresenta uma reflexão antropológica sobre a experiência da graça em meio ao sofrimento, na qual a busca pela verdade leva à experiência mística”, conclui.

Para ajudar o leitor na compreensão da temática proposta, o livro, dividido em três capítulos, traz dois anexos. O primeiro apresenta ideias referentes ao pensamento de Simone Weil, descritos na pequena obra da filósofa, intitulado O amor de Deus e a desgraça. O segundo anexo é uma cronologia que apresenta, por datas, os eventos e escritos mais importantes da autora.

A pobreza e a graça – Experiência de Deus em meio ao sofrimento em Simone Weil, faz parte da coleção Filosofia em Questão; ótimo instrumento para filósofos, professores e leigos interessados em uma reflexão antropológica sobre tal experiência.

Alexandre Andrade Martins é professor do Centro Universitário São Camilo, mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP, especialista em Bioética e Pastoral da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo, graduado em Filosofia e Teologia, doutorando em Teologia Moral e Bioética pelo Boston College – EUA.