Livro da PAULUS aborda o “problema do ser” na filosofia de Aristóteles | Paulus Editora

Releases

06/02/2012

Livro da PAULUS aborda o “problema do ser” na filosofia de Aristóteles

Por adm

Título: O problema do ser em Aristóteles
Autor: Pierre Aubenque
Coleção: Filosofia
Acabamento: Costurado
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 504
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

“Há uma ciência que estuda o ser enquanto ser e seus atributos essenciais.” Essa afirmação de Aristóteles no início de um de seus livros da “Metafísica” pode parecer banal depois de vinte séculos de investigação metafísica. Mas não o é.

Pierre Aubenque, professor emérito da Universidade de Paris – Sorbonne e secretário-geral do Instituto Internacional de Filosofia, mostra a importância de retomar este tema em Le problème de l’être chez Aristote – Essai sur la problématique aristotélicienne. O livro, publicado na França em 1962 pela primeira vez e editado em 1966, é agora lançado pela PAULUS sob o título O problema do ser em Aristóteles.

Trata-se de uma excelente tradução disposta em duas partes que dialogam procurando respostas para as significações múltiplas do ser. Dialética, ontologia, teologia e física são algumas vertentes das quais Aubenque se serve para apresentar a problemática ao leitor. “Nossa ambição é simples e se resume em poucas palavras: não pretendemos fornecer novidades sobre Aristóteles, mas, ao contrário, tentar desaprender tudo o que a tradição acrescentou ao aristotelismo primitivo”, explica.

A obra, muito bem elaborada, mostra que o problema do ser é o menos natural de todos; aquele que nem o senso comum, a filosofia pré-aristotélica e a tradição imediatamente posterior se colocaram enquanto tal e que tradições outras que as ocidentais nunca abordaram. “O problema do ser é o mais problemático de todos, não somente no sentido de que já é um problema de saber por que nós nos questionamos acerca dele”, enfatiza o autor.

Sendo assim, o presente trabalho é excelente contribuição para quem deseja mergulhar em um dos temas mais instigantes e discutidos do pensamento deste filósofo, além de incentivar profundas reflexões neste campo de estudo.

Da tradicional coleção Filosofia, O problema do ser em Aristóteles possui ainda ampla bibliografia para consulta, vastas notas de referência, índices de passagens citadas de Platão e Aristóteles, entre outros elementos, tornando-se importante ferramenta para alunos, professores, profissionais da área e todos aqueles interessados em aprofundarem seus conhecimentos.

Pierre Aubenque é professor emérito da Universidade de Paris – Sorbonne e secretário-geral do Instituto Internacional de Filosofia. PAULUS, em coedição com Discurso Editorial, também publicou a tradução de seu livro A prudência em Aristóteles (2008).