José no mistério da encarnação – Aspectos teológico-pastorais para a paternidade responsável | Paulus Editora

Releases

14/03/2014

José no mistério da encarnação – Aspectos teológico-pastorais para a paternidade responsável

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: José no mistério da encarnação – aspectos teológicos-pastorais para a paternidade responsável
Autor: Marcionei Miguel da Silva
Coleção: Cidadãos do Reino
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 232
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Livro aponta São José como referência para discutir a paternidade nos dias atuais

“Nos diferentes ambientes onde vemos os filhos das famílias sem um dos pais ou com pais presentes apenas fisicamente, há preocupações que não podem ser omitidas. De modo muito especial vemos filhos sem a presença do pai. Essa ausência não ficou indiferente ou anulada. Alguém que faz parte de sua história não está ali para lhe dar amor, educação e formação. O sentimento de abandono é inevitável”.

Essa reflexão é de Marcionei Miguel da Silva, em José no mistério da encarnação – Aspectos teológico-pastorais para a paternidade responsável. O autor justifica sua proposta ao escrever este título, que estuda o significado de São José na vida de Jesus, para identificar elementos que fundamentem a paternidade responsável sob a ótica da Teologia. A reflexão percorre os textos bíblicos, privilegiando os evangelhos da infância, ou seja, Mateus e Lucas, além de considerar os escritos apócrifos e os textos do magistério da Igreja.

Marcionei convida o leitor a se aprofundar na origem nobre, na profissão e nas atitudes de companheirismo de São José como pai e esposo, destaca não apenas sua paternidade messiânica, mas os princípios de sua vida, que, segundo o autor, se tornam verdadeiro paradigma para a nossa sociedade.

Por último, o autor apresenta apropostas necessárias para que seja possível o resgate da paternidade responsável em nossa sociedade a partir do método “Ver, Julgar e Agir”, valorizado pela 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que aconteceu em Aparecida/SP, em 2007, e discutiu diversos temas relacionados à missão da Igreja e à sociedade; entre eles o papel da família.

José no mistério da encarnação – Aspectos teológico-pastorais para a paternidade responsável pertence à coleção Cidadãos do Reino, que reúne outros títulos, todos com a proposta de incentivar o leitor a exercitar sua espiritualidade por meio da meditação, reflexão e das práticas pastorais.

Marcionei Miguel da Silva, natural de Braço do Norte, SC, é membro da Congregação de São José – CSJ. É sacerdote, formador, fez o CAJO (Curso de Assessores de Jovens), tem pós-graduação com especialização em Juventude pela Unisinos-RS e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Sua dissertação de mestrado tratou de José no Mistério da Encarnação. Atualmente, é diretor do Instituto São José (Caxias do Sul-RS), conselheiro e secretário provincial; além disso, leciona na F@D Murialdo (Formação a Distância em Pedagogia Murialdina).