Livro analisa as ideias de Carl Jung a partir da filosofia | Paulus Editora

Releases

13/11/2012

Livro analisa as ideias de Carl Jung a partir da filosofia

Por Imprensa

Serviço:
Título: Pensar Jung
Autor: Marco Heleno Barreto
Acabamento: Brochura
Formato: 12 cm x 19 cm
Páginas: 192
Áreas de interesse: Psicologia

Pensar Jung, lançamento da PAULUS em coedição com Edições Loyola, reúne textos que abordam o pensamento de Carl Jung a partir de uma perspectiva filosófica, visando ultrapassar a apresentação das ideias do estudioso suíço e fazendo vir à tona alguns de seus aspectos e suas articulações fundamentais.

Dessa forma, são expostos o estatuto epistêmico da Psicologia Analítica, sua relação com a sabedoria prática filosófica antiga, a dimensão ética essencial que a define, sua inserção na experiência da modernidade, bem como alguns problemas relacionados à concepção de Jung acerca da experiência religiosa.

Escrita por Marco Heleno Barreto, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor do Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), a obra pertence à coleção FAJE, cujo propósito é incrementar o debate junto ao público universitário e demais interessados pelo conhecimento.

Na introdução, o autor antecipa uma crítica vinda dos próprios meios junguianos a essa decisão insistente de pensar filosoficamente Jung: a experiência junguiana é de uma natureza tal que escapa à alçada da razão, sendo fundamental viver ou então sentir com Jung, e não pensá-lo.

“Esta posição expressa algo do conhecido irracionalismo a que Jung é identificado. Não penso em contestá-lo sumariamente. De fato, seria absurdo negar a presença de motivos e posições irracionalistas em Jung (…) Por outro lado, creio haver boa dose de compreensão distorcida a respeito desse aspecto de seu pensamento, e por meio dela são legitimadas posturas teórico-práticas exageradamente sentimentalistas, mágicas, supersticiosas, que assim recebem o cunho de ‘junguianas’”, explica o autor.

O intuito é oferecer análises que possam contribuir para o trabalho de compreender e refletir a partir de um ponto de vista crítico um pensamento psicológico complexo, valioso e difícil. Pensar Jung é mais um lançamento do catálogo de Psicologia da PAULUS, o qual reúne inúmeras obras, inclusive a coleção Amor e Psique, cuja finalidade é restituir a alma a si mesma e “ver aparecer uma geração de sacerdotes capazes de entender novamente a linguagem da alma”, como Jung desejava.

Marco Heleno Barreto é mestre e doutor em Filosofia pela UFMG e professor do Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, Minas Gerais. É também psicólogo formado pela UFMG, especialista em Psicologia Clínica.