Livro aborda a espiritualidade cristã e reflete sobre o tema nos dias atuais | Paulus Editora

Releases

25/09/2012

Livro aborda a espiritualidade cristã e reflete sobre o tema nos dias atuais

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: Espiritualidade para insatisfeitos
Autor: José M. Castillo
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 264
Área de interesse: Espiritualidade

Escrito por José M. Castillo, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Espiritualidade para insatisfeitos, lançado pela PAULUS, nasceu a partir dos diversos “mal-entendidos” observados pelo autor em relação à espiritualidade.

Depois de compilar vários artigos publicados nos últimos anos em revistas de pesquisa e divulgação teológica, Castillo apresenta o significado e a forma de viver uma espiritualidade correta que, ao mesmo tempo, não renuncia nem à nossa condição de cidadãos do mundo nem à premente necessidade de ser felizes experimentada por todos nós.

Movido por três ideias principais: 1ª) o centro da espiritualidade cristã não está na renúncia a tudo aquilo que é bom e prazeroso que Deus colocou no mundo; 2ª) a espiritualidade cristã comporta algumas exigências éticas que brotam da mensagem de Jesus sobre o Reino de Deus, mas o Cristianismo não pode ser reduzido a um projeto ético; 3ª) a espiritualidade cristã não pode ser vivida senão a partir de uma verdadeira paixão pela utopia, de modo que a utopia deve ser o motor de toda pessoa que pretende levar a sério a espiritualidade que brota do Evangelho – o autor explora, entre vários aspectos, a dificuldade das pessoas em compreender o significado da espiritualidade.

“‘Espiritualidade’ vem de ‘espírito’. E, para muitos, o espírito é aquilo que se opõe à matéria, ao corpo, àquilo que imediatamente é captado pelos olhos e que nós apalpamos (…). Daí que muitos cristãos têm a impressão de que a espiritualidade é algo que entra em conflito com a felicidade humana, com o deleite e a fruição da vida, com aspirações muito profundas que todos nós trazemos inscritas no próprio sangue, de nossas ideias mais queridas.”

Com linguagem fluente, o livro é dividido em 11 partes e traz reflexões importantes para os dias atuais, nos quais as religiões são cada vez mais questionadas por sérios motivos e sob vários pontos de vista. Espiritualidade para insatisfeitos pretende auxiliar o leitor a compreender o tema e seus desdobramentos, sendo importante ferramenta de reflexão, estudo e discussão.

Trata-se de mais um lançamento que vem enriquecer o catálogo de Espiritualidade da PAULUS, conhecido por oferecer grande variedade de obras, escritas por renomados autores da área.

José M. Castillo nasceu em Puebla de Don Fadrique (Granada, Espanha), em 1929. Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma foi professor titular da Faculdade de Teologia de Granada e professor convidado na Universidade Gregoriana (Roma) e na Universidade de Comillas (Madri). Atualmente é professor convidado na Universidade Centroamericana (UCA) de São Salvador. Fundador e membro da junta de governo da Asociación de Teólogos y Teólogas Juan XXIII.