Releases

03/09/2019

Lendo o Livro de Lamentações

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Lendo o Livro de Lamentações
Autor (a): Luiz Alexandre Solano Rossi
Acabamento: Brochura
Coleção: Lendo a Bíblia
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 72
Área de interesse: Antigo Testamento

Escrito por Alexandre Solano Rossi, a obra Lendo o Livro de Lamentações, publicada pela PAULUS Editora, leva o leitor a concluir que não existe sofrimento estranho. Por isso, em cada linha do livro, é encontrada uma combinação de esperança e dor, afirma Solano Rossi.  O autor ainda afirma que dor e esperança são duas experiências que não se autoexcluem, e que não é possível viver sem as duas.

A obra alerta que o sofrimento e o clamor dele jamais podem ser pensados como algo privatizado. Necessariamente, eles alcançam a todos, mesmo quando, e por isso mesmo, atingem alguém diferente de nós; são públicos, ou seja, todos podem escutar a voz dos que sofrem e assim, podem agir. A partir disso, o autor faz alguns questionamentos: Deus é maior do que nosso sofrimento; mas será que as pessoas que nos acompanham são pelo menos solidárias em meio à nossa dor? Seria possível humanizar a dor?

Todas essas reflexões, propostas ao longo do livro, buscam fazer com que o leitor leia o livro das Lamentações fazendo o exercício de se colocar no lugar do outro. Para isso, Solano Rossi traz uma breve introdução à história do período em que foi escrito o livro das Lamentações, o estilo literário e estrutura, além de explicar cada capítulo da obra do Antigo Testamento.

Luiz Alexandre Solano Rossi é pós doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary, na Califórnia; doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior de Estudos Teológicos (IDESET), em Buenos Aires. Autor de mais de 80 livros publicados no Brasil e no exterior, é professor adjunto na PUCPR, no programa de mestrado e doutorado em Teologia, e professor no UNINTER (Centro Universitário Internacional).