Lendo o Evangelho Segundo João – Para que todos tenham vida | Paulus Editora

Releases

22/02/2018

Lendo o Evangelho Segundo João – Para que todos tenham vida

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Lendo o evangelho segundo João

Autor: Pedro Lima Vasconcelos

Acabamento: Brochura

Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)

Páginas: 192

Área de Interesse: Bíblia Sagrada

Crer e viver: fé e vida caminham juntas, uma iluminando e fortalecendo a outra.

A obra Lendo o Evangelho Segundo João, de Pedro Lima Vasconcelos traz um estudo sobre os textos onde, segundo o autor, Jesus aparece de uma forma muito distinta daquela encontrada nos outros evangelhos que compõem o Novo Testamento: não conta parábolas; fala coisas que ninguém entende; faz longos discursos etc. Por isso, nos primeiros séculos, o Evangelho segundo João foi visto com suspeita por alguns grupos cristãos e com entusiasmo por outros.

A reflexão dos textos produziu polêmica e divisões alimentadas por leituras e interpretações divergentes sobre questões de doutrina e de participação nos rituais comunitários. Pedro Lima Vasconcelos descreve este evangelho como um tesouro misterioso, que não entrega os seus segredos facilmente. Analisando uma das passagens de São João (os dois últimos versículos do capítulo 20), ele encontra o sentido para qual o evangelho foi escrito.  “O evangelho não pretende ser uma vida de Jesus, que descreva o que ele fez e como ele fez o que e como falou. […] o escrito tem em conta aquilo que quem o preparou entende serem os desafios de uma comunidade em particular. Será necessário tomar contato com essa comunidade, o quanto nos for possível, para um melhor entendimento do escrito”, diz.

No primeiro capítulo, o leitor irá encontrar uma proposta inicial de uma visão geral do evangelho: um estudo sobre as primeiras comunidades seguidoras de Jesus; detalhes da comunidade que por primeiro recebeu esse evangelho, a história dessa comunidade, entre outros. No capítulo seguinte, uma análise mostrando que muitas questões e inquietações das pessoas do passado são semelhantes as que hoje cristãos se fazem diante dos desafios e responsabilidades que a fé em Jesus coloca para a vida cotidiana. O autor ressalta que a proposta do livro é salientar a grandiosidade do texto joanino justamente porque vai fundo nas situações que afligem homens e mulheres.

Pedro Lima Vasconcellos – Nascido em Barra do Piraí, graduou-se em Filosofia (Unifai, 1992) e Teologia (Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção, São Paulo, 1988), obteve o mestrado em Ciências da Religião, com ênfase em Bíblia (UMESP, 1994), doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (PUC-SP, 2004) e livre-docência em Ciências da Religião (PUC-SP, 2009). É professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião da PUC-SP, onde desenvolve pesquisa e docência na área dos Textos Sagrados das religiões; atua também no curso de Teologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).