Lendo as Cartas aos Coríntios | Paulus Editora

Releases

05/05/2021

Lendo as Cartas aos Coríntios

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica

Título: Lendo as Cartas aos Coríntios – Unidade, diversidade e autoridade apostólica na comunidade cristã
Autores: Sebastiana Nogueira, Jonas Machado
Coleção:
 Lendo a Bíblia
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas:
 240
Área de interesse: Bíblico, Apóstolos

Unidade, diversidade e autoridade apostólica na comunidade cristã

O livro “Lendo as Cartas aos Coríntios – Unidade, diversidade e autoridade apostólica na comunidade cristã” traz ao leitor um panorama aprofundado de São Paulo e da Comunidade de Corinto, a fim de que o leitor possa compreender as especificidades daquela comunidade, sua origem, seus habitantes, sua situação geográfica e econômica. As epístolas aos Coríntios estão entre as mais conhecidas e frequentemente citadas nos textos do Novo Testamento.

Segundo os autores Sebastiana Nogueira e Jonas Machado, Paulo chegou a cidade de Corinto no início dos anos 50 (d.C.) e, nesta época, fundou a comunidade cristã. “As relações mais diretas do apóstolo com a comunidade, que foram intensas e tensas a julgar pelas diversas cartas e bilhetes, perduraram até a segunda metade da década de 50”, afirmam os autores. Para Sebastiana e Jonas, as cartas são valiosas, pois relatam as dificuldades encontradas por Paulo no papel de líder de uma das comunidades mais importantes da Igreja no século I. “Muitas dessas dificuldades focam ao redor de questões desgastantes de autoridade e liderança”, explicam.

“As palavras de Paulo por toda a carta não são apenas ocasionadas por específicos cuidados práticos e pastorais. Sua teologia se revela nas entrelinhas. Todo o arcabouço teológico encontrado em suas cartas não é apenas coerente, mas está baseado em uma estrutura teológico-conceitual integrada”, descrevem os autores. Nesta obra, dividida em capítulos, os autores analisam e contextualizam os capítulos da 1ª e 2ª Carta aos Coríntios.

A obra “Lendo as Cartas aos Coríntios – Unidade, diversidade e autoridade apostólica na comunidade cristã” faz parte da coleção Lendo a Bíblia, indicada para religiosos/as, leigos e lideranças que buscam compreender melhor as bases de sua fé e para todos aqueles que dedicam-se à leitura e aprofundamento das Sagradas Escrituras.

Sebastiana Maria Silva Nogueira é graduada em Economia pela Universidade Federal do Pará (1975), mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2012). Sua área de conhecimento versa sobre o cristianismo primitivo, principalmente nos seguintes temas: cartas paulinas, experiências místicas e religiosas, misticismo judaico e cristão, literatura apocalíptica.

Jonas Machado é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-doutorado em História Antiga pela Unicamp, tendo realizado estágio em Israel e na Universidade de Oxford, Inglaterra. É também mestre em Teologia e professor de línguas bíblicas, exegese, hermenêutica e disciplinas relacionadas.