Lendo a carta aos Gálatas – Em defesa da liberdade cristã | Paulus Editora

Releases

18/08/2021

Lendo a carta aos Gálatas – Em defesa da liberdade cristã

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Lendo a Carta aos Gálatas – Em defesa da liberdade cristã
Autor (a): Jonas Machado
Acabamento: Brochura
Coleção: Lendo a Bíblia
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 136
Área de interesse: Bíblica

“Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vocês são um só em Cristo Jesus…”.  Gl 3, 28.

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Lendo a carta aos GálatasEm defesa da liberdade cristã”, de autoria de Jonas Machado, deseja aprofundar os estudos da carta aos Gálatas, considerada entre as mais importantes e mais citadas cartas paulinas.

De acordo com as Sagradas Escrituras, a carta aos Gálatas, escrita pelo apóstolo Paulo, trata de dois grandes temas: a justificação pela fé a liberdade em Cristo Jesus. Segundo a obra, ao enfrentar uma situação pontual de uma comunidade cristã primitiva que, na visão do apóstolo, desvirtuava-se da proposta do Evangelho, Paulo olha com benevolência para aqueles que eram considerados seus filhos na fé, um povo que residia na Anatólia setentrional, hoje território da Turquia.

Neste contexto, o apóstolo se deparou com diversas situações de igualdade e liberdade entre os seus e falsa pregação doutrinal. Diante do perigo que ameaçava essa comunidade, o apóstolo tenta a todo o custo de salvá-los. Por razão, Jonas Machado propõe ao leitor uma reflexão sobre o conteúdo dessa carta. A carta aos Gálatas revela o caráter forte e apaixonado de Paulo, além de suas profundas convicções teológicas. Na publicação, o autor traz o contexto histórico, fala da identidade dos destinatários; descreve sobre os “adversários” de Paulo na carta, aborda a natureza polêmica da epístola e suas peculiaridades literárias, assim como seu propósito específico, sua estrutura e real importância para o cristianismo.

Dessa forma, para salientar as orientações do apóstolo, que age como um pai que protege os seus filhos, Jonas Machado analisa as orientações do apóstolo, dividindo a obra nos seguintes temas: Introdução; Argumentação histórica: a natureza do evangelho da liberdade (1.11-2,14); Argumentação doutrinária: liberdade versus escravidão; Argumentação prática: vivendo na liberdade (5,13-6,17); e, por fim, a Bênção final, encerramento típico das cartas paulinas.

A obra faz parte da coleção “Lendo a Bíblia” e é indicada para o uso em círculos bíblicos, para estudantes de teologia, catequistas, clérigos, leigos e leigas responsáveis pelo ensino da fé e todos os interessados pelos estudos das Sagradas Escrituras, com ênfase nas cartas paulinas. Em suma, o livro é uma oportunidade de aprofundar o contexto e o ambiente da escrita da carta, bem como da biografia do próprio apóstolo Paulo.

Jonas Machado é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-doutor em História Antiga pela Unicamp, onde realizou estágio em Israel e na Universidade de Oxford, na Inglaterra. É docente em exegese e hermenêutica e pesquisador na área da Teologia, Ciências da Religião e História Antiga, com ênfase em misticismo, escatologia e apocalíptica no judaísmo e cristianismo primitivo e fenômenos extático-visionários no mundo antigo. Pela PAULUS Editora publicou as obras: “O misticismo apocalíptico do Apóstolo Paulo”, “Atos Apócrifos de André”, “Lendo as Cartas aos Coríntios – Unidade, diversidade e autoridade apostólica na comunidade cristã” e, recentemente, “Lendo a Carta aos Gálatas – Em defesa da liberdade cristã”.