Lançamento da PAULUS reflete sobre a atuação de padres para a nova evangelização | Paulus Editora

Releases

30/04/2013

Lançamento da PAULUS reflete sobre a atuação de padres para a nova evangelização

Por Imprensa

Serviço
Título: Padres para a nova evangelização
Autor: Cardeal Dom Cláudio Hummes
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 136
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

Reconhecendo que a nova forma de pregar o Evangelho apresenta-se hoje como prioritária urgência na Igreja, o Cardeal Dom Cláudio Hummes apresenta sua obra, Padres para a nova evangelização, cujo objetivo é lançar um olhar sobre a necessidade de um plano de nova doutrina, devido à grave crise de fé que devasta os países de antiga tradição cristã, em especial no Ocidente.

No livro, lançado pela PAULUS, o autor explica que a crise foi gerada principalmente pela nova cultura, pós-moderna e urbana. Grande parte dos católicos não participa com regularidade da vida de suas comunidades, pois não foram suficientemente evangelizados: “Na América Latina, a Igreja Católica enfrenta ainda outro desafio, que é a evasão de milhões de católicos para outras crenças” ressalta.

Na primeira parte, a situação dos presbíteros no mundo é abordada de forma especial, pois são eles pastores imediatos que, mesmo diante de uma nova cultura, mantêm a comunidade unida e constantemente dinamizam a pastoral e a vida comunitária. Em oito capítulos, o livro discorre sobre detalhes necessários para uma nova evangelização.

Cada diocese deve encontrar um caminho para sua situação particular nesta nova catequização missionária que é destinada primeiramente aos já batizados, em particular aos que vivem afastados da Igreja ou já partiram para outras crenças. “É preciso ir à procura dos que nós – isto é, a Igreja – batizamos, e também de todos os ainda não batizados, anunciar-lhes, de novo ou pela primeira vez, a pessoa de Jesus Cristo…”

Nesse processo, os sacerdotes detêm um papel insubstituível. E, de acordo com o autor, a Igreja deve muito a eles e, por essa razão, deve amá-los, apoiá-los, reconhecer seu serviço, seu testemunho e sua dedicação. Hoje, quando a Igreja precisa urgentemente de uma nova evangelização, eles serão agentes fundamentais e decisivos.

Cardeal Dom Cláudio Hummes, O.F.M, natural de Montenegro/RS, doutorou-se em Filosofia, em Roma (1962). Foi Bispo de Santo André, Arcebispo de Fortaleza, Arcebispo de São Paulo e, finalmente, Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano (2006-2010). Hoje é Emérito e Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia.