Lançamento da Paulus discute a filosofia da linguagem e promove novos debates acerca dessa temática | Paulus Editora

Releases

04/02/2011

Lançamento da Paulus discute a filosofia da linguagem e promove novos debates acerca dessa temática

Por adm

Título: Filosofia da linguagem
Autor: Alexander Miller
Coleção: Filosofia
Acabamento: costurado
Formato: 16 cm x 23 cm
Paginas: 352
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Depois do grande sucesso na primeira edição, publicada em 1997 no exterior, Filosofia da Linguagem, guia inseparável dos estudantes e pesquisadores da área, chega à sua segunda edição. Publicada pela PAULUS, a obra foi inteiramente revisada e conta agora com novas seções e dicas de leituras atualizadas.

Escrito por Alexander Miller, o livro fornece um compreensivo e meticuloso exame das teorias filosóficas de significado contemporâneas. A partir da combinação do desenvolvimento histórico do assunto com uma visão temática de diferentes abordagens de significado, o livro tem como objetivo facilitar a compreensão e a análise dessa disciplina.

Segundo o autor, ela pode, muitas vezes, parecer diversa e complexa, já que trata de alguns dos mais desafiadores tópicos da área. “Sob a diversidade e a complexidade, existe certa unidade. Neste livro, concentrei-me em exibir essa unidade, na esperança de que ela possa fazer algumas das mais profundas e difíceis questões um pouco mais acessíveis ao estudante”, justifica.

Miller inicia suas reflexões a partir da visão sistemática da teoria fundacional sobre sentido e referência de Gottlob Frege, filósofo alemão, matemático e lógico, ressaltando que, além da linguagem simbólica para a lógica moderna, ele introduziu algumas distinções e ideias que são absolutamente cruciais para compreender o assunto. “O leitor lembrará que a lógica é o estudo do argumento. Um argumento válido é aquele em que as premissas, se verdadeiras, garantem a verdade da conclusão: ou seja, é impossível que todas as premissas sejam verdadeiras e ainda assim seja falsa a conclusão”, explica.

O autor prossegue com uma exposição clara do desenvolvimento de argumentos subsequentes na filosofia da linguagem e confronta as visões dos primeiros teóricos (Frege e Russell) e o positivismo lógico, além de abordar o ceticismo de Quine, Kripke, Wittgenstein e de analisar os trabalhos de filósofos como Davidson, Dummett, Searle, Fodor, McGinn, Wright, Grice e Tarski.

Dividido em nove capítulos, sendo que cada um deles conta com sugestões de leitura adicional, o livro é uma introdução acessível aos universitários, além de contribuir com professores que desejam aperfeiçoar suas práticas de ensino em sala de aula.

Filosofia da linguagem pertence à coleção Filosofia, que reúne mais de 30 títulos, todos escritos por autores de reconhecimento internacional, consolidando-a cada vez mais como referência nos estudos da área.

Alexander Miller é professor de Filosofia na Universidade de Birmingham (Inglaterra).