Lançamento contribui para a prática da análise junguiana | Paulus Editora

Releases

28/05/2013

Lançamento contribui para a prática da análise junguiana

Por Imprensa

Serviço
Título: O mundo interior do trauma – Defesas arquetípicas do espírito pessoal
Autor: Donald Kalsched
Coleção: Amor e Psique
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 408
Área de interesse: Psicologia

PAULUS lança O mundo interior do trauma – Defesas arquetípicas do espírito pessoal, um livro a respeito de traumas revelados em sonhos, fantasias e lutas interpessoais de pacientes envolvidos nos processos de psicanálises do analista, Donald Kalsched, membro do corpo docente do C.G. Jung Institute, em Nova York.

Ao por em foco o “mundo interior” do trauma, o autor busca ilustrar como a psique reage internamente aos eventos esmagadores da vida. O que acontece no mundo interior, por exemplo, quando a vida no mundo exterior se torna insuportável? Que padrões de fantasia inconscientes fornecem um significado interior para a vítima do trauma, quando eventos abaladores destroem completamente o significado externo?

Essas são algumas das perguntas às quais o autor tenta responder na obra. “Ao longo de toda a discussão que se segue, usarei a palavra ‘trauma’ para me referir a qualquer experiência que cause à criança, dor ou ansiedade psíquica insuportável. A experiência ‘insuportável’ ou ‘intolerável’ é aquela que ultrapassa as medidas defensivas habituais, que Freud descreveu como um ‘escudo de proteção contra os estímulos’”, explica o autor.

A obra pertence à coleção Amor e Psique e está dividida em dez partes. Nelas, o leitor poderá encontrar temas complexos sobre traumas, porém abordados de maneira simples e didática. Na primeira parte, o autor fala sobre o mundo interior do trauma na sua forma “diabólica”. Já na segunda, cita exemplos clínicos, contando sobre pacientes que, por diversos motivos, passaram por experiências traumáticas na infância.

O diálogo de Freud e Jung a respeito dos traumas do mundo interior, e as contribuições de Jung para uma teoria do sistema de autocuidado, também são temas abordados nesta obra – que parte do princípio de que o trauma consiste na ruptura das transições de desenvolvimento – ratificando o quanto a vida vale a pena. O autor encara isso tanto como um problema espiritual, quanto psicológico; e oferece interpretação convincente de como um sistema interior de autocuidado tenta salvar o espírito pessoal.

Donald Kalsched exerce a profissão de analista em um consultório particular, e é membro do corpo docente do C.G.Jung Institute, em Nova York.